Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 16 de dezembro de 2022

Prêmio Territórios: inspire-se com 10 práticas pedagógicas de escolas que fazem a diferença em seus territórios

por

Logo do prêmio territóriosQuer conhecer dez práticas pedagógicas inovadoras de escolas públicas em sintonia com a Educação Integral e com os territórios educativos? Em sua sexta edição, o Prêmio Territórios, uma iniciativa do Instituto Tomie Ohtake em parceria técnica com a Cidade Escola Aprendiz e o Centro de Referência em Educação Integral, elegeu práticas pedagógicas de todo o Brasil que propõem diálogos e reflexões nos campos da Educação, cultura e território. A cerimônia de premiação acontece neste sábado 17 em São Paulo (SP). 

Voltado a escolas públicas municipais, estaduais e federais, o programa reúne projetos que contemplam em suas atividades as diretrizes do conceito de Educação Integral e a relação com as comunidades onde as instituições estão inseridas. 

Realizado pela segunda vez em âmbito nacional, o prêmio recebeu 112 projetos de práticas pedagógicas de 19 estados. 

Neste ano, o corpo de jurados da premiação foi formado por especialistas dos campos  da educação, social, arte e cultura, vinculadas às instituições organizadoras: Beatriz Goulart (Fábrica Escola de Humanidades), Carol Tonetti (Instituto Tomie Ohtake), Gina Vieira (Secretaria de Educação do Distrito Federal), Natame Diniz (Escola Tomie Ohtake), Paula Mendonça (Instituto  Alana) e Raiana Ribeiro (Cidade Escola Aprendiz).

Conheça as escolas escolhidas: 

Escola rural em assentamento luta para garantir direito à educação de suas crianças

Para valorizar a cultura e o trabalho da comunidade e articular os conhecimentos escolares aos do território, a Escola Rural Cândida Oliveira Luz, em Porto Barreiro (PR), desenvolve projetos sobre biodiversidade, meio ambiente, animais domésticos e silvestres e a vida no campo.

“Que planta é essa, professora?” Escola pública promove etnobotânica e decolonialidade no ensino das Ciências

Em Pastos Bons (MA), o Centro  Educa Mais Professor Ribamar Torres atende  300 estudantes de Ensino Médio em tempo integral, unindo os conteúdos curriculares às atividades práticas e em campo, em contato com os saberes do território e de seus sujeitos. 

Professora promove o letramento a partir da etnometeorologia em Paraty (RJ)

Em Paraty (RJ), no litoral sul fluminense, o barco que leva e traz crianças moradoras das ilhas da região para a Escola Municipal João Apolônio dos Santos Pádua se transforma em sala de aula. A prática pedagógica é centrada no estudo da etnometeorologia: conhecimento popular sobre o tempo e o clima, inserido em um contexto cultural e desenvolvido ao longo de vários anos de observação popular sobre o mesmo ambiente. 

Em Joinville (SC), estudantes resgatam as trajetórias de mulheres pretas na História

Na EE Dr. Jorge Lacerda, em Joinville (SC), projeto multidisciplinar 

propõe a pesquisa sobre as trajetórias de mulheres pretas de todas as áreas, estudando mulheres como Carolina Maria de Jesus, Conceição Evaristo, Lélia Gonzalez, Dandara e Tereza de Benguela. 

Escola de Armação dos Búzios (RJ) resgata a cultura quilombola do território

Este ano, a Escola Municipal Professora Lydia Sherman mudou seu nome. Localizada em um território quilombola em Armação dos Búzios (RJ), a agora Escola Municipal Quilombola Professora Lydia Sherman repensou todo o trabalho pedagógico, as relações entre as pessoas e com a comunidade, as imagens que ocupam as paredes, a alimentação e todos os demais aspectos da escola para promover uma educação mais diversa e que valorize a cultura quilombola. 

Resgate de identidade cultural caiçara transforma vila de pescadores em território educativo em SC

O resgate de tradições da comunidade de pescadores em Taquaras, em Balneário Camboriú (SC), é o ponto de partida para o trabalho pedagógico realizado pelo Núcleo de Educação Infantil Taquaras, escola localizada em uma área de proteção ambiental. Nele, o projeto pedagógico privilegia os fazeres e saberes locais que já desapareceram ou que se encontram ameaçados de apagamento, como a pesca artesanal, a produção de farinha de mandioca ou a música da folia do Terno de Reis.  

Cine EducAlimentação propõe enfrentamento à insegurança alimentar no Colégio Estadual Mário do Carmo Lima

Para lançar um olhar crítico sobre a questão da fome e envolver a comunidade escolar no assunto, o Colégio Estadual Maria do Carmo Lima, escola pública de Águas Lindas de Goiás (GO), criou o Cine EducAlimentação, projeto que une o audiovisual e o cinema à discussão sobre o direito à alimentação adequada. 

Com solidariedade educativa, CIEJA Clóvis Caitano reforça elos e promove reinserção profissional  

Voltada à Educação de Jovens e Adultos (EJA), a CIEJA Clóvis Caitano Miquelazzo, em São Paulo, promoveu uma importante proposta de reflexão quanto à questão da empregabilidade junto aos seus alunos e, a partir do diagnóstico, realizou atividades que visavam a geração de renda e recolocação no mercado de trabalho.

Para além dos muros da escola, EMEF Professor Waldir Garcia transforma bairro em território educativo

Construída a partir da reivindicação dos moradores do bairro São Geraldo em 1987, hoje o trabalho desenvolvido pela escola, sob a batuta da diretora Lúcia Cristina Cortez, tornou-se referência pelo projeto de educação integral que vai além da sala de aula. Localizada em uma região de alta vulnerabilidade social, a história da instituição escolar está diretamente associada ao cotidiano do bairro São Geraldo. 

Crianças desbravam ruas de São Paulo com o projeto Motoca na Praça 

Criado com a premissa de vincular os alunos ao território e o bairro à escola,  a  EMEI Armando de Arruda Pereira coloca o bloco na rua e leva as crianças da Educação Infantil a desbravarem a região, reivindicando o seu lugar no direito à cidade e ao brincar, com o projeto Motoca na Praça.

Em qual terra indígena você está? Mapa virtual global ajuda a localizar territórios dos povos originários

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.