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Articulação escola e território: O programa desenvolve ações que articulam escola e território, fomentando a constituição de Territórios Educativos. Além de formar agentes socioculturais e professores para o reconhecimento dos saberes e potenciais educativos locais, a iniciativa promove estratégias de mobilização comunitária e fortalecimento de redes de aprendizagem.

Apoio às Organizações da Sociedade Civil : O programa apoia organizações da sociedade civil que atuam diretamente com crianças, adolescentes e jovens a elaborarem seu Projeto Político Pedagógico. Por meio de uma metodologia participativa, as organizações e equipamentos têm a oportunidade de qualificar sua oferta educativa à luz dos conceitos e práticas de Educação Integral e Território Educativo.

O projeto atua em Heliópolis, Butantã e Jardim ngela e busca promover a escola como espaço de produção, circulação e fruição da diversidade cultural brasileira. Para isso, mapeia e articula agentes socioculturais locais e forma professores para o reconhecimento dos saberes locais e potenciais educativos dos territórios.

O Dia de Aprender Brincando é uma iniciativa global que busca sensibilizar a sociedade, com especial atenção às famílias, cuidadores e educadores, para os benefícios que as atividades ao ar livre trazem para o desenvolvimento social, cognitivo, físico e emocional das crianças. No Brasil, o programa Cidades Educadoras coordena a articulação e mobilização das escolas e famílias participantes, além de produzir conteúdo digital para a campanha.

Criado como um dos primeiros sites de educação do Brasil, há 20 anos o Portal Aprendiz produz e dissemina conteúdos sobre Educação, Direitos Humanos e Cidade. Dentre as suas reportagens, há experiências, pessoas, organizações e políticas públicas que fazem dos territórios lugares mais educadores, inteligentes, sustentáveis, criativos, inclusivos e democráticos.

O projeto Integração Família Rede Socioeducativa desenvolve-se na região central de São Paulo e busca apoiar a integração de famílias de origem latino-americana às escolas, desenvolvendo estratégias de articulação com os diferentes agentes e equipamentos desses territórios.

Fruto de uma parceria entre o Programa Cidades Educadoras e o Programa Carta da Terra, desenvolvido pela UMAPAZ – Departamento de Educação Ambiental da Prefeitura de São Paulo, o Seminário Educação Ambiental semeando a Cidade Educadora é realizado desde 2015 e busca dar visibilidade às práticas socioambientais que vem sendo desenvolvidas na capital paulista, além explorar as múltiplas conexões entre as agendas de Educação Ambiental e Cidade Educadora.

Formação desenvolvida para professores da rede municipal de São Paulo. Acontece desde 2016 através da articulação de coletivos, organizações e equipamentos atuantes na cidade. O percurso formativo reflete, debate e vivencia de forma lúdica a cidade como território educativo, estruturando-se em torno dos eixos aprender, criar e transformar a cidade.

Realizado desde 1999, o OldNet promove encontros intergeracionais em oficinas para inclusão digital de idosos, facilitadas por jovens voluntários, alunos de escolas públicas e particulares. Além das aulas semanais, festivais de jogos e roteiros culturais pela cidade criam oportunidades para que a troca de conhecimentos ocorra em mão dupla e desenvolva também laços de amizade, com idosos e jovens compartilhando suas histórias de vida e experiências.

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