publicado dia 10 de novembro de 2022
Em qual terra indígena você está? Mapa virtual global ajuda a localizar territórios dos povos originários
por Tory Helena
publicado dia 10 de novembro de 2022
por Tory Helena
Você sabe em qual terra indígena você está? Uma das maneiras de reconhecer e valorizar a história e a cultura dos povos indígenas e originários é saber mais sobre a localização de seus territórios – inclusive aqueles que não estão formalmente demarcados ou que hoje são ocupados por outros grupos. Desenvolvido por uma organização indígena canadense sem fins lucrativos, o mapa virtual interativo Native Land Digitals ajuda a materializar a experiência: nele, é possível descobrir quais povos originários habitavam diferentes regiões do globo e aprofundar o conhecimento a respeito da história daquela localidade.
Leia + Para diretor de escola indígena, educação de qualidade depende da preservação dos territórios
“Native Land Digital cria espaços onde os não-indígenas são convidados e desafiados a aprender mais sobre os territórios que eles habitam, a história desses territórios e como eles podem ativamente colaborar para a construção de um futuro melhor”, diz o site.
No entanto, o mapa virtual não deve ser a única fonte ou substituto para localizar as terras indígenas: “Este mapa não representa ou pretende representar a demarcação oficial ou legal das fronteiras de qualquer nação indígena. Para aprender sobre as demarcações, entre em contato com os povos originários. Além disso, o mapa não é perfeito – é um trabalho em desenvolvimento com a contribuição da comunidade”, afirma o site.
A proposta, portanto, é que o trabalho com o mapa digital seja um ponto de partida para entender mais sobre as origens e a história das localidades e seus habitantes originais. É possível, por exemplo, pesquisar o seu endereço atual e descobrir como a região era ocupada antes da colonização europeia.
De acordo com dados do Instituto Socioambiental (ISA), 13,8% das terras brasileiras são oficialmente demarcadas e reservadas aos povos indígenas e originários. A maior parte das terras indígenas se concentra na região amazônica: 424 áreas, totalizando 115 mil hectares.
Além de ser um direito dos povos indígenas garantido pela Constituição de 1988 a demarcação de terras é fundamental para a preservação do bioma em que está localizada. Dados mostram que a degradação ambiental é significativamente menor nas terras demarcadas: as terras indígenas localizadas na Amazônia, por exemplo, foram apenas 2,5% desmatadas, ante 52,5% da área ocupada por imóveis rurais na mesma região.
No entanto, além das pressões e ataques sofridos nos últimos anos, com o avanço da mineração e da exploração florestal, desde 2016 nenhuma terra indígena foi demarcada.
Um mapa interativo no site do ISA também reúne informações sobre as terras indígenas localizadas no Brasil. É possível filtrar as informações por localização, situação jurídica, bacia hidrográfica, povo e bioma. Ao acessar uma terra indígena, há informações demográficas oficiais, notícias e até uma lista de ameaças e pressões exercidas sobre o território e seu povo.
Leia também