Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 10 de novembro de 2022

Em qual terra indígena você está? Mapa virtual global ajuda a localizar territórios dos povos originários

por

Você sabe em qual terra indígena você está? Uma das maneiras de reconhecer e valorizar a história e a cultura dos povos indígenas e originários é saber mais sobre a localização de seus territórios – inclusive aqueles que não estão formalmente demarcados ou que hoje são ocupados por outros grupos. Desenvolvido por uma organização indígena canadense sem fins lucrativos, o mapa virtual interativo Native Land Digitals ajuda a materializar a experiência: nele, é possível descobrir quais povos originários habitavam diferentes regiões do globo e aprofundar o conhecimento a respeito da história daquela localidade.

Leia + Para diretor de escola indígena, educação de qualidade depende da preservação dos territórios

“Native Land Digital cria espaços onde os não-indígenas são convidados e desafiados a aprender mais sobre os territórios que eles habitam, a história desses territórios e como eles podem ativamente colaborar para a construção de um futuro melhor”, diz o site. 

No entanto, o mapa virtual não deve ser a única fonte ou substituto para localizar as terras indígenas: “Este mapa não representa ou pretende representar a demarcação oficial ou legal das fronteiras de qualquer nação indígena. Para aprender sobre as demarcações, entre em contato com os povos originários. Além disso, o mapa não é perfeito – é um trabalho em desenvolvimento com a contribuição da comunidade”, afirma o site. 

A proposta, portanto, é que o trabalho com o mapa digital seja um ponto de partida para entender mais sobre as origens e a história das localidades e seus habitantes originais. É possível, por exemplo, pesquisar o seu endereço atual e descobrir como a região era ocupada antes da colonização europeia. 

Como localizar as terras indígenas no Brasil?

De acordo com dados do Instituto Socioambiental (ISA), 13,8% das terras brasileiras são oficialmente demarcadas e reservadas aos povos indígenas e originários. A maior parte das terras indígenas se concentra na região amazônica: 424 áreas, totalizando 115 mil hectares. 

Além de ser um direito dos povos indígenas garantido pela Constituição de 1988 a demarcação de terras é fundamental para a preservação do bioma em que está localizada. Dados mostram que a degradação ambiental é significativamente menor nas terras demarcadas: as terras indígenas localizadas na Amazônia, por exemplo, foram apenas 2,5% desmatadas, ante 52,5% da área ocupada por imóveis rurais na mesma região. 

No entanto, além das pressões e ataques sofridos nos últimos anos, com o avanço da mineração e da exploração florestal, desde 2016 nenhuma terra indígena foi demarcada. 

Um mapa interativo no site do ISA também reúne informações sobre as terras indígenas localizadas no Brasil. É possível filtrar as informações por localização, situação jurídica, bacia hidrográfica, povo e bioma. Ao acessar uma terra indígena, há informações demográficas oficiais, notícias e até uma lista de ameaças e pressões exercidas sobre o território e seu povo. 

Em qual terra indígena você está? Mapa virtual global ajuda a localizar territórios dos povos originários

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.