Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 20 de setembro de 2022

Escolas que fazem a diferença: conheça as 10 indicadas ao Prêmio Territórios Tomie Ohtake

por

Mapear, reconhecer e disseminar as experiências pedagógicas de escolas públicas brasileiras em sintonia com os princípios da Educação Integral é o objetivo da 6ª edição do Prêmio Territórios Tomie Ohtake. 

Desenvolvidos a partir de 2020, os projetos selecionados neste ano refletem os desafios e ações inovadoras por conta da crise sanitária da Covid-19 e seus desdobramentos pós pandemia. 

O CIEJA Clóvis Caitano Miquelazzo, em São Paulo (SP), por exemplo, partiu do diagnóstico de desemprego entre os estudantes para refletir sobre mercado de trabalho e tecnologia. Em Joinville (SC), a comunidade escolar da EE Dr. Jorge Lacerda enfrentou o apagamento e mapeou mulheres negras de origem brasileira, africana e haitiana que fizeram história. Já em Pastos Bons (MA), os estudantes foram a campo para descobrir as nascentes de água da cidade e catalogar sua vegetação. 

A edição contou com a participação de 119 escolas públicas municipais, estaduais e federais de todo o Brasil. As dez estratégias pedagógicas contempladas receberão livros para compor o acervo escolar, bolsas de estudos e apoio financeiro de 5 mil reais para fortalecer a iniciativa. Além disso, os projetos serão apresentados em um minidocumentário.

A cerimônia de encerramento e premiação está marcada para dezembro. É possível acompanhar as novidades no site. O prêmio é idealizado e coordenado pelo Instituto Tomie Ohtake, conta com a parceria técnica da Cidade Escola Aprendiz e do Centro de Referências em Educação Integral, e tem o apoio do Itaú Social e da Estácio.

Conheça, a seguir, as dez escolas contempladas em 2022 e leia mais sobre cada uma delas aqui. 

1) EMEF Armando de Arruda Pereira. São Paulo (SP)  

2) EMEF João Apolônio dos Santos Pádua. Paraty (RJ)

3) EE Dr. Jorge Lacerda. Joinville (SC) 

4) EMEF Professor Waldir Garcia. Manaus (AM)

5) Escola Quilombola Professora Lydia Sherman. Armação dos Búzios (RJ)

6) Centro Educa Mais Professor Ribamar Torres. Pastos Bons (MA)

7) Escola Rural Cândida Oliveira Luz. Porto Barreiro (PR) 

8) Colégio Maria do Carmo Lima. Águas Lindas de Goiás (GO)

9) CIEJA Clóvis Caitano Miquelazzo. São Paulo (SP)

10) Núcleo de Educação Infantil Taquaras. Balneário Camboriú (SC) 

5º Prêmio Territórios: Instituto Tomie Ohtake anuncia vencedores

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.