Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 19 de julho de 2022

Sete dicas de passeios próximos ao metrô para aproveitar as férias com as crianças  

por

Com a flexibilização das medidas preventivas ao Covid-19 em São Paulo, parques, museus, teatros e diversas opções de passeios interativos e acessíveis a toda a população já foram reabertos.

Muitos desses locais ficam localizados próximos às estações de metrô, proporcionando para as famílias ainda mais liberdade de ir e vir quando acharem mais conveniente.  

Aplicativos de mobilidade urbana, como Quicko, Moovit e Cittamobi, podem ser grandes aliados para traçar um roteiro diário de atrações ao longo deste período.

passeios férias crianças
Roteiro reúne dicas de passeios durante as férias – iStock/Getty Images

Praticidade nos passeios de férias

As plataformas oferecem informações sobre as melhores alternativas de deslocamento, favorecendo a combinação de maneiras de locomoção como metrô, ônibus, bicicleta e até mesmo caminhadas. 

Com a finalidade de tornar as saídas mais ágeis, cômodas e práticas, os softwares também disponibilizam informações sobre eventuais mudanças nas rotas ou problemas em linhas de ônibus, trens e metrôs.  

Confira abaixo sete opções de passeios próximos ao metrô que vão agradar a toda família. A lista foi preparada com a curadoria da Quicko: 

1 – Catavento Cultural 

Inaugurado em 2009, o Catavento Cultural é um museu interativo que tem como objetivo promover o conhecimento sobre a ciência. Rico em objetivos científicos e em ambientes de aprendizagem interativos, é uma opção de passeio para despertar a curiosidade e a vontade de aprender.  

Localizado no Palácio das Indústrias, em São Paulo, o Catavento Cultural fica próximo à estação D. Pedro II do metrô (linha vermelha).  

2 – Aquário de São Paulo 

Inaugurado em 2006, o Aquário de São Paulo foi o primeiro aquário temático da América Latina. Por lá, é possível encontrar ursos-polares, cangurus, jacarés, tubarões e muitos outros bichos. Para quem se interessa por animais pré-históricos, ainda existe o Vale dos Dinossauros, repleto de réplicas. 

O Aquário de São Paulo fica próximo à estação Santos-Imigrantes do metrô (linha verde). 

3 – Parque do Ibirapuera

Uma das maiores referências de São Paulo, o Parque do Ibirapuera disponibiliza uma área verde de 1.584.000m² e é considerado um dos maiores circuitos culturais do mundo, com museus e auditórios de Oscar Niemeyer, patrimônios tombados pelo Instituto Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.  

O parque fica localizado próximo à estação AACD-Servidor do metrô (linha lilás). 

4 – Instituto Butantan 

O Instituto Butantan é o maior produtor de vacinas e soros da América Latina e o principal produtor de imunobiológicos do Brasil. Eles contam com quatro museus: Biológico, que oferece uma exposição zoológica viva permanente com serpentes, aranhas e escorpiões; de Microbiologia, que estimula a curiosidade científica nos jovens; Histórico, que preserva e divulga a história do Instituto Butantan e o Emílio Ribas, especializado na história da saúde pública. 

O instituto fica localizado próximo à estação Butantã do metrô (linha amarela).  

5 – Museu da Imigração 

O Museu da Imigração do Estado de São Paulo preserva a história das pessoas que chegaram ao Brasil por meio da Hospedaria de Imigrantes do Brás. Valorizando o encontro de origens diversas, trata a imigração como um fenômeno contemporâneo, proporcionando ao público o contato com lembranças que contribuem para a formação de uma identidade paulista.  

O museu fica localizado próximo à estação Brás do metrô (linha vermelha). 

6 – MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand 

O MASP é o primeiro museu moderno do país, fundado em 1947 pelo empresário e mecenas Assis Chateaubriand. Com o objetivo de estabelecer, de maneira crítica e criativa, diálogos entre passado e presente a partir das artes visuais, conta com um acervo reúne mais de 11 mil obras, incluindo pinturas, esculturas, objetos, fotografias, vídeos e vestuário de diversos períodos, abrangendo a produção europeia, africana, asiática e das Américas.

O museu fica próximo à estação Trianon-MASP do metrô (linha verde). 

7 – Sesc Avenida Paulista 

O Sesc Avenida Paulista é um centro de cultura e lazer com programação variada para todas as idades. Por lá, é possível participar de cursos, apresentações culturais, colônias de férias, atividades esportivas, serviços de saúde, excursões, entre outras atividades, disponíveis gratuitamente ou a valores acessíveis.

O Sesc fica próximo à estação Brigadeiro do metrô (linha verde).

Livro reúne histórias e reflexões sobre cidade, gênero e infância

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.