Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 17 de maio de 2023

10 espaços e atividades para curtir na Semana Nacional de Museus

por

Quantos museus você já visitou? Realizado anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a Semana Nacional de Museus promove, até 21 de maio, programação com exposições, seminários e oficinas em 1.133 museus, espaços de memória e centros culturais do Brasil. 

O objetivo é divulgar e valorizar os museus brasileiros, bem como aumentar o interesse e a visitação do público. Em 2023, o fio condutor da Semana Nacional de Museus é a ideia dos museus como espaços capazes de promover a sustentabilidade e o bem-estar. 

Leia + MASP dedica programação aos povos indígenas em 2023

A escolha do tema está em sintonia com três dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU: Saúde e Bem-Estar Global, Ação Climática e Vida na Terra.

A Semana Nacional de Museus é uma oportunidade para ampliar o repertório e conhecer diferentes instituições museológicas. Confira, a seguir, destaques da programação em cada região brasileira: 

NORTE 

Museu Municipal Hilmar Harry Kluck – Parauapebas (PA) 

Criado em 2011, o museu conta a história da cidade paraense, marcada pela cultura indígena Xikrin do Cateté e pela imigração. É possível observar artefatos arqueológicos, objetos da cultura indígena e fotos históricas. Como parte da programação da Semana Nacional de Museus, a instituição promove um seminário sobre patrimônio cultural nos dias 18 e 19 de maio, com a participação de indígenas e artistas da região.


Museu do Seringal Vila Paraíso – Manaus (AM) 

Localizado em Igarapé São João, na área rural de Manaus, o Museu do Seringal Vila Paraíso reproduz um seringal do final do século 19 e início do século 20, época do ciclo da borracha e período de grande ascensão econômica do Amazonas. Nas visitas, que são guiadas, é possível conhecer a história da cidade, inclusive as condições análogas à escravidão às quais os seringueiros eram submetidos no processo de produção das borrachas.

Durante a Semana Nacional de Museus, o espaço terá, no dia 20 de maio, uma “oficina de líderes comunitárias e o fazer culinário presente”, onde serão feitos e apresentados pratos regionais da comunidade ribeirinha. 

NORDESTE

Memorial da Medicina Brasileira – Salvador (BA)

Criado em 1982, o Memorial da Medicina Brasileira (MMB) foi batizado como tal em 1995, pela Lei Fedaral nº. 9.050/95. Ele é composto pelo Archivo Histórico Anselmo Pires de Albuquerque, a Biblioteca Gonçalo Monix e pelo Memorial de Medicina, reunindo um acervo arquivístico, bibliográfico e museológico de grande valor histórico e cultural para Bahia e para o Brasil. O Museu também faz parte da Faculdade de Medicina da Bahia, colaborando com o ensino, pesquisa e extensão da UFBA. 

Entre os dias 15 e 21 de maio, o Memorial da Medicina Brasileira recebe a exposição “Práticas e saberes em saúde de povos tradicionais do Brasil-indígenas-negros”, com intuito de divulgar medidas sustentáveis para o bem-estar da atualidade.  

Museu do Eclipse – Sobral (CE)

O Museu do Eclipse está localizado num lugar histórico onde foram feitas as observações da expedição britânica durante o eclipse solar de 1919 — fundamentais para a comprovar a Teoria Geral da Relatividade, de Albert Einstein. Ele foi criado em 1999, pela Prefeitura de Sobral, em comemoração aos 80 anos do fenômeno. Durante a Semana Nacional de Museus, entre os dias 17 e 19 de maio, o espaço receberá o percurso histórico e científico “Onde a luz fez a curva”. 

CENTRO-OESTE

Instituto do Homem Pantaneiro – Corumbá (MS)

Fundado em 2002, o Instituto Homem Pantaneiro é uma organização da sociedade civil que atua na conservação e preservação do bioma do Pantanal e da cultura local. A instituição atua na gestão de áreas protegidas, no desenvolvimento de pesquisas e na promoção de diálogo sobre o tema. Na Semana Nacional de Museus, o Instituto terá uma roda de conversa, no dia 18 de maio, sobre os povos do Pantanal e suas territorialidades, com relatos de vivências de mulheres e homens indígenas da etnia Guató. 

Museu do Cerrado (DF)

O Museu do Cerrado, criado em 2017, é uma iniciativa da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB), no âmbito da educação ambiental e ecologia humana. O objetivo é produzir conhecimentos e construir processos pedagógicos para ações socioambientais.


No site do Museu é possível passear virtualmente por exposições permanentes e aprender sobre agrobiodiversidade, eco-história, paleontologia, arqueologia e cultura do cerrado. 

SUDESTE

Centro de Arte Popular – Belo Horizonte (MG)

O espaço do Centro de Arte Popular (CAP) existe desde 1920, construído para uso residencial, que também se tornou sede do antigo Hospital São Tarcísio. Em 2012, ele foi adaptado para se tornar de fato o CAP, lugar onde é possível conhecer a obra de artistas de diversas regiões mineiras, como o Vale Jequitinhonha, Cachoeira do Brumado, Divinópolis, Prados, Ouro Preto e Sabará. Com um apanhado da pluralidade cultural de Minas Gerais, o museu guarda trabalhos de diferentes materiais, como barro e madeira, e busca valorizar a riqueza e a diversidade das manifestações culturais populares.

Nesta Semana Nacional de Museus, ele será palco para o sarau “Provérbios da Lama”, no dia 18 de maio, no qual uma intervenção artística com poesias irá rememorar, denunciar e refletir sobre os desastres e crimes ambientais ocorridos no estado.

Museu de Arte e Culturas Urbanas da Baixada – Nova Iguaçu (RJ) 

Nascido em 2022, o Museu de Arte e Culturas Urbanas da Baixada é o primeiro Museu de Nova Iguaçu e tem como proposta ser referência das memórias periféricas da cidade, com ênfase em atividades educativas e culturais. O espaço é também fórum de reivindicação das lutas sociais de seu território. Na Semana Nacional de Museus, sediará diversas atividades no dia 20 de maio, como visita guiada ao patrimônio histórico e ambiental de Tinguá, em Nova Iguaçu. . 

Ecomuseu Quilombo Dona Bilina – Rio de Janeiro (RJ) 

O Ecomuseu Quilombo Dona Bilina é um museu comunitário de território voltado à valorização da história, memória, saberes e identidades locais relacionadas à agroecologia e ao meio ambiente. Criado em 2022, busca valorizar referenciais identitários, reafirmando o enraizamento histórico dos quilombolas. No dia 19 de maio, durante a Semana Nacional de Museus, haverá uma roda de conversa sobre as ações do quilombo na busca por segurança alimentar por meio da horta comunitária — local de troca de saberes tradicionais locais. 

SUL 

Museu de Arte Indígena – MAI – Curitiba (PR)

Inaugurado em 2016, o Museu de Arte Indígena (MAI) é o primeiro museu particular do Brasil dedicado exclusivamente à produção artística dos indígenas brasileiros. O acervo é dividido em arte plumária, cerâmica, cestaria, instrumentos musicais, máscaras ritualísticas, bancos, adornos e objetos utilitários. O MAI contempla a diversidade cultural dos principais povos do território nacional e reproduz a arquitetura e atmosfera de uma oca. No dia 18 de maio, durante a Semana Nacional de Museus, acontece oficina de brinquedo indígena “Bilboquê”, voltada a crianças de 4 a 8 anos, utilizando materiais recicláveis para a fabricação. 

Museu de Ciências Naturais do Rio Grande do Sul – Porto Alegre (RS)

Localizado dentro do Jardim Botânico de Porto Alegre, o Museu de Ciências Naturais do RS tem como foco a pesquisa e a educação, mantendo 46 coleções científicas, tanto atuais, como fósseis, da fauna e flora gaúcha.


Inaugurado em 1995, o espaço desenvolve atividades educativas com o intuito de promover o conhecimento e conservar a biodiversidade. Entre os dias 18 e 19 de maio, o Museu promoverá diversas atividades na Semana Nacional de Museus, como a inauguração do Meliponário de Abelhas Nativas do Rio Grande do Sul e uma trilha mediada para observação dos animais noturnos.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.