Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 9 de outubro de 2023

Programa Territórios da Cultura quer viabilizar e expandir equipamentos culturais nas periferias

por

📄Resumo: O Ministério da Cultura (Minc) anunciou a criação do Programa Territórios da Cultura, cujo objetivo é expandir, reformar e modernizar equipamentos culturais – como Bibliotecas-Parques e CEUs da Cultura – em diferentes territórios periféricos. 

Com o objetivo de criar uma rede de espaços e equipamentos integrados de cultura em territórios periféricos, o Ministério da Cultura (Minc) divulgou, no início de outubro, a criação do Programa Territórios da Cultura. 

Descrito como fundamental pela ministra da pasta, Margareth Menezes, o programa visa efetivar o direito à cultura, bem como a promoção da cidadania e a valorização da diversidade cultural em territórios periféricos. 

Leia + Conheça Vera Santana, criadora da Escola de Saberes Conexão Felipe Camarão

📌Leia a Portaria que criou o Programa Territórios de Cultura no Diário Oficial da União   

“O Programa Territórios da Cultura será uma peça fundamental na integração de políticas culturais em nível federal, estadual e municipal. Além disso, ele será uma ponte para outras políticas, programas e ações que fortaleçam sua capacidade de atuação. Esta iniciativa representa um passo significativo em direção a uma sociedade mais inclusiva e culturalmente rica, promovendo não apenas a arte e a educação, mas também a dignidade, a cidadania e o entendimento entre diferentes comunidades do Brasil”, afirmou Margareth Menezes. 

Além de reduzir a desigualdade de acesso à infraestrutura cultural, a iniciativa pretende promover o exercício da cidadania e da pluralidade de expressões culturais, além de “dignificar populações historicamente minorizadas por meio da elaboração e utilização de projetos arquitetônicos qualificados e adequados à diversidade cultural e bioclimática do país”. 

De acordo com o Minc, serão contemplados três tipos de equipamentos culturais:  Biblioteca-Parque, MOVCEU e CEU da Cultura. 

Bilioteca-Parque 

A Biblioteca-Parque é definida como “edificação de uso cultural de grande porte, preferencialmente integrada a outras políticas públicas, com a finalidade de promover a política de acesso ao livro, à leitura, às artes, entre outras políticas culturais, em áreas de vulnerabilidade social”. 

MOvCEU

Com o uso de vans e furgões adaptados, o MovCEU é um equipamento cultural itinerante projetado para locais com famílias de baixa renda em municípios com menos de 20 mil habitantes, rurais ou urbanos, que tenham limitações para construção de equipamentos culturais públicos.

Neste modelo, os veículos são adaptados para se tornarem bibliotecas, estúdios de produção audiovisual, cinemas de rua, além de servir de palco para apresentações diversas. Ele circula por localidades, garantindo que cada comunidade seja atendida pelo menos uma vez por mês, promovendo uma rotina de uso cultural.

CEU da Cultura 

O CEU da Cultura é um equipamento público de uso cultural, de pequeno a médio porte e caráter comunitário, composto por espaços associados à expressão corporal e atividade física, arte e educação, trabalho e renda, meio ambiente, entre outras atividades interrelacionadas à cultura.

O Minc estima a criação de 300 novos CEUs da Cultura, financiados com R$600 milhões oriundos do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Além disso, a proposta é criar equipamentos adaptados à diversidade climática e cultural de cada região – e não estabelecer um modelo único e padronizado.

“O projeto funciona como um quebra-cabeça cultural, onde cada peça se encaixa de forma única para atender às necessidades e potenciais de cada local”, disse a Subsecretária de Espaços e Equipamentos Culturais do MinC, Cecília Gomes de Sá.

Outro destaque é o envolvimento da comunidade, que poderá definir quais demais áreas serão acrescentadas aos CEUs da Cultura, de acordo com a disponibilidade de espaço e necessidades. Entre as possibilidades, estão cozinhas comunitárias, ateliês, estúdios de gravação e parques infantis, além de cine-teatros, salas de dança, quadras policulturais e áreas verdes.

Para Cecília de Sá, os CEUs da Cultura não são apenas construções físicas, mas catalisadores para transformações sociais e culturais.

“Eles oferecem espaços alternativos de socialização, laboratórios de oportunidades e capacitação. A visão vai além de simplesmente erguer estruturas; mas fortalecer as comunidades para moldarem seu ambiente cultural a partir de seus próprios desejos e necessidades. Isso é evidenciado pelo processo de construção em conjunto com a comunidade, uma abordagem que visa não apenas construir edifícios, mas também fortalecer laços e aumentar o engajamento cívico”, afirmou Cecília de Sá.

Como funcionará o Programa Territórios da Cultura 

Além da criação de novos espaços, estão previstas também reformas, adaptações e modernização de equipamentos culturais já existentes, priorizando as iniciativas que visam a melhorar o desempenho energético, o conforto térmico, a acessibilidade, a sustentabilidade, as condições de segurança e integridade das edificações localizadas em territórios periféricos.

“Não adianta só fazer o fomento. É preciso prover as cidades de equipamentos culturais. Queremos chegar nas favelas e pequenas cidades. Teremos os CEUs da Cultura e os MovCEUs, como vans e barcos em todos os lugares do Brasil”, reforçou a ministra da Cultura.

A iniciativa será executada em parceria com os estados, Distrito Federal e municípios. Além disso, a gestão dos equipamentos culturais será compartilhada, envolvendo a mobilização social, apoio a atividades comunitárias e a formação de redes de parceiros. A implementação e coordenação será realizada pela Subsecretaria de Espaços e Equipamentos Culturais (SEEC) do MinC.

Os recursos para a execução do projeto serão provenientes de verbas da União destinadas à infraestrutura cultural, do Fundo Nacional da Cultura (FNC), da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), de emendas parlamentares, contrapartidas financeiras e doações, tanto nacionais quanto internacionais.

10 bibliotecas comunitárias que ressignificam o acesso à literatura nas periferias

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.