Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 14 de setembro de 2023

Nossas Vozes: conheça Vera Santana, criadora da Escola de Saberes Conexão Felipe Camarão

por

📄Resumo: O projeto Nossas Vozes reúne histórias e depoimentos inspiradores de educadores e ativistas do campo da Educação, cultura, meio ambiente e esporte. Vera Santana, idealizadora da Escola de Saberes Conexão Felipe Camarão, em Natal (RN), é uma delas. O projeto é do Instituto Neoenergia em colaboração com a Escola de Notícias, iniciativa de comunicação dirigida para adolescentes e jovens do Campo Limpo, em São Paulo(SP).

Vera Santana cresceu tomando banho de mar com sua avó nas praias de Natal (RN), e entre a água e a areia aprendeu que o território, a cultura e a comunidade também são educadores.

Leia + Mestres de cultura popular defendem uma escola aberta às sabedorias do território

Ao longo de sua trajetória como educadora, desobedeceu normativas do sistema educacional tradicional para incluir nas aulas um pouco dos saberes e da cultura local. Sofrendo represálias por essa movimentação, Vera funda um projeto dedicado a isso: a  Escola de Saberes Conexão Felipe Camarão.

Leia + Conexão Felipe Camarão aborda cultura popular em rodas de prosa digitais 

A iniciativa é fruto da forte expressão cultural oral, mantida pelo Auto do Boi de Reis, do Mestre Manoel Marinheiro, teatro de bonecos João Redondo do Mestre Chico de Daniel, musicalidade da rabeca do Mestre Cícero da Rabeca e capoeira do Mestre Marcos.

O espaço de convivência, acesso e produção de cultura busca fortalecer a identidade cultural local, contribuir com sua preservação e integrá-la como potencial educativo para a comunidade.

A trajetória de Vera e do Conexão Felipe Camarão é uma das histórias presentes no projeto Nossas Vozes, do Instituto Neoenergia:

Para comemorar os 20 anos do Conexão Felipe Camarão, será lançado no dia 15/09, em Recife (PE), o livro Rabecas e Bailados – O som encantado de Felipe Camarão.

O que é o projeto Nossas Vozes 

Criado em dezembro de 2022, o projeto editorial digital Nossas Vozes reúne depoimentos e histórias inspiradoras de pessoas dedicadas ao desenvolvimento sustentável.

A proposta é que os conteúdos sejam disponibilizados bimestralmente nos canais e plataformas do Instituto Neoenergia. A iniciativa foi produzida em colaboração com a Escola de Notícias, organização social do bairro do Campo Limpo, em São Paulo (SP), que atua no acesso à comunicação e informação de adolescentes e jovens.

Até o momento, é possível conhecer seis histórias.

Entre elas, a de Vanessa Daya, criadora do projeto “Ler e Saber na Comunidade”, que potencializa o acesso à literatura infanto-juvenil para crianças de comunidades nos bairros de Madureira e Vaz-Lobo, no Rio de Janeiro.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.