Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 24 de agosto de 2022

Observatório debate políticas públicas para a população em situação de rua

por

Com o objetivo de analisar, produzir e divulgar informações sobre a população em situação de rua em todo o Brasil, a Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) lançou no último dia 19 de agosto o Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com a População em Situação de Rua.  

Em meio ao aumento significativo da população nos últimos dois anos, sobretudo nos grandes centros urbanos, a iniciativa trabalha em busca de melhor compreensão sobre a condição de desabrigo que atinge cerca de 180 mil pessoas em todo o país. Realidade que tem relação direta com fatores como racismo estrutural e herança dos mais 300 da escravidão no Brasil. 

Dados recentes informam que aproximadamente 184 mil pessoas vivem em situação de rua em todo o Brasil – Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Visibilizando invisíveis 

Além de dar visibilidade à questão, a plataforma também tem como objetivo nortear projetos educativos, de extensão e pesquisas aplicadas ao tema.   

Dados do Observatório mostram que, na capital mineira Belo Horizonte (MG), 84% das pessoas em situação de rua são negras.

Os dados apresentados são baseados em pesquisas junto ao Ministério da Cidadania, por meio de consultas no CadÚnico, base de informações sobre famílias em pobreza e extrema pobreza no Brasil que permite o acesso a políticas sociais como o Auxílio Brasil.

O Observatório é dividido em seis eixos principais – cidadania, assistência social e saúde; moradia; infância; adolescências e juventudes; mulheres, gêneros e famílias; justiça; trabalho e tecnologias sociais – e três transversais – violências estruturais: racismo, gênero e capital; diálogo com práticas locais, regionais e nacionais; diálogo com experiências internacionais. 

Sob este guarda-chuvas de temas são disponibilizadas informações da população de rua divididas por regiões, estados e municípios do país. Também há dados sobre moradia e o déficit habitacional, além de divisões por gênero, raça e idade.  

Conheça mais sobre o trabalho realizado pelo Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com a População em Situação de Rua no site

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

75% da população brasileira percebe aumento da pobreza nos últimos anos

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.