Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 11 de setembro de 2023

10 exposições que ajudam a explicar o Brasil

por

📄Resumo: Da Amazônia indígena à cultura negra, passando pela Literatura e História, conheça 10 exposições em cartaz atualmente que lançam um olhar aprofundado para a cultura, desafios e diversidade do Brasil.

O Brasil carrega imensa diversidade sociocultural, apesar da História marcada por episódios de muita violência – como o colonialismo, a escravidão e os regimes autoritários – que ressoam até hoje na sociedade brasileira como problemas estruturais. 

Leia + 6 livros para discutir racismo no Brasil hoje

No entanto, a adversidade não impediu que fossem forjados inúmeros expoentes importantes para a luta e resistência contra a barbárie. O povo brasileiro construiu – e continua a construir cotidianamente – uma cultura riquíssima, de muita beleza e potência. 

Conheça, a seguir, 10 exposições em cartaz atualmente que ajudam a ampliar o olhar sobre a história e a cultura do Brasil. 

1) 200 anos de Ciência e Tecnologia no Brasil | Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) no Rio de Janeiro (RJ)

10 exposições que ajudam a explicar o Brasil (2)
Tubo de luneta, exibido na exposição “200 anos de ciência e tecnologia no Brasil: um olhar a partir dos artefatos”, no Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST).

Com a proposta de observar os últimos dois séculos da história do Brasil por meio da ótica da Ciência e da Tecnologia, a exposição “200 Anos de Ciência e Tecnologia no Brasil: um olhar a partir dos artefatos” apresenta o histórico de  inovações realizadas pelo campo científico brasileiro.

A exposição, em cartaz no Rio de Janeiro, apresenta 100 objetos, instrumentos e acervos cedidos por institutos de pesquisa e instituições científicas nacionais. A mostra está dividida em três partes: a primeira inicia no ano da Independência do Brasil (1822) e vai até 1922, focalizando artefatos do século 19. Depois, a mostra se concentra no ano de 1922, quando foi realizada exposição do centenário da Independência. A última parte abarca o recorte temporal entre 1922 e 2022, com foco nas universidades e institutos cariocas.

2) Carolina Maria de Jesus: Um Brasil para os brasileiros |  Museu de Arte do Rio (MAR) no Rio de Janeiro (RJ) 

A exposição é uma homenagem a uma das vozes mais marcantes da literatura brasileira. Carolina Maria de Jesus (1914-1977), autora do clássico livro-diário “Quarto de Despejo”, é celebrada por sua representação autêntica e impactante da vida nas favelas do Brasil nos anos 60. 

A exposição, em cartaz até 26/11, destaca o papel da escritora como símbolo da resistência e da luta contra a desigualdade. Por meio de documentos pessoais, manuscritos e fotografias, os visitantes são convidados a explorar o legado duradouro de Carolina, que continua a provocar a necessidade de olhar para as margens. 

3)Amazônia Indígena | Museu da Amazônia (MUSA) em Manaus (AM) 

Com 61 painéis fotográficos de grandes dimensões, a exposição permanente “Amazônia Indígena” é um mergulho fascinante na riqueza cultural e ambiental da maior floresta tropical do mundo. 

Leia + Povos Indígenas: 10 filmes, séries e livros para saber mais 

Por meio dos registros do fotógrafo Renato Soares é possível conhecer a vida e cultura indígena da Amazônia. São vinte etnias amazônicas representadas no projeto, que é apresentado pelo MUSA com um manifesto defendendo os direitos constitucionais indígenas.

4) Dos Brasis – Arte e Pensamento Negro | Sesc Belenzinho em São Paulo (SP) 

10 exposições que ajudam a explicar o Brasil (3)
“Cara Branca, Cabelo Loiro”: obra de Renata Felinto em colaboração com Shambuyi Wetu está em cartaz na exposição.

Disponível até janeiro de 2024, a exposição tem como objetivo ser um espaço de reflexão e celebração da riqueza cultural afrodescendente no Brasil, inclusive para a própria construção da identidade brasileira. “Dos Brasis – Arte e Pensamento Negro” é a mais abrangente exposição dedicada exclusivamente à produção de artistas negros realizada no país. 

Dividida em sete núcleos, a mostra apresenta trabalhos em diversas linguagens artísticas como pintura, fotografia, escultura, instalações e videoinstalações. Todo acervo foi produzido entre o fim do século XVIII até o século XXI por 240 artistas negros de todos os estados do Brasil. 

5) Ocupação Milton Santos | Itaú Cultural em São Paulo (SP) 

Renomado geógrafo e incansável defensor dos Direitos Humanos, Milton Santos (1926-2001) deixou um imenso legado, principalmente nas periferias, a partir de sua abordagem crítica e inovadora sobre o pensamento geográfico, explorando as questões de espaço, poder e desigualdade. 

A Ocupação Milton Santos busca fazer jus à história deste intelectual brasileiro baiano, com a apresentação de seus livros e da sua trajetória, de documentos, fotografias e depoimentos de familiares e conhecidos.  A mostra fica em cartaz até 08/10. 

6) Cultura e suas peculiaridades – Museu Eugênio Teixeira Leal em Salvador (BA) 

Realizada pelo artista plástico Eduardo Carvalho, a exposição no Museu Eugênio Teixeira Leal, na capital baiana, tem como propósito celebrar a herança cultural da ancestralidade africana para o Brasil. 

Com peças feitas com lápis grafite em tapeçaria de grandes dimensões, as obras do artista representam a complexidade da identidade brasileira em sua diversidade  racial. A exposição acontece até 24/09. 

7) Memorial da Resistência em São Paulo (SP) 

Entre 1940 e 1983, o espaço hoje ocupado pelo Memorial da Resistência de São Paulo abrigou o Departamento Estadual de Ordem Política e Social de São Paulo (Deops-SP), considerado um dos órgãos de repressão mais violentos do país. 

Assim, o Memorial da Resistência tem como missão a valorização e preservação das memórias da repressão e da resistência políticas no Brasil republicano, especialmente durante o período da Ditadura Civil-Militar (1964-1985). O que restou do espaço carcerário foi preservado para exibição ao público. São quatro celas e um corredor, utilizado para banhos de Sol dos prisioneiros políticos. 

8) Portinari Raros | CCBB em Brasília (DF) 

10 exposições que ajudam a explicar o Brasil
Na foto, visitantes mergulham na obra de Candido Portinari, no CCBB em Brasília (DF)

Com foco em Candido Portinari (1903-1962), a exposição é híbrida, com 200 obras disponíveis em formato físico ou digital. 

A proposta é apresentar trabalhos de Portinari poucos vistos ou nunca antes expostos, que evidenciam aspectos menos conhecidos do artista, como a paixão pela flora e fauna brasileiras e imagens da infância. Outro destaque é a obra “A Morte Cavalgando” (1955), um estudo para o painel “Guerra”, instalado em 1956 na entrada da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) em Nova York (EUA). É possível visitar até 05/11. 

9) Bispo do Rosário | Museu Oscar Niemeyer em Curitiba (PR) 

Conhecido por desenvolver arte a partir de objetos cotidianos presentes em instituições onde viveu internado, Arthur Bispo do Rosário (1911-1989) foi um artista visual singular. Em cartaz em Curitiba, a exposição “Sonoridades de Bispo do Rosário” coloca o legado de Bispo do Rosário em diálogo com artistas que tiveram seus processos criativos influenciados por ele. 

Assim, instalações, objetos, colagens e estandartes, características de Arthur Bispo do Rosário, dialogam com obras de Antônio Bragança, Stella do Patrocínio, Leonardo Lobão, Paulo Nazareth, Marlon de Paula, Rick Rodrigues, Eduardo Hargreaves, Fernanda Magalhães e Guilherme Gontijo Flores. É possível conferir até 05/11. 

10) Bienal das Amazônias | Belém (PA)

Com a presença de obras de 120 artistas pertencentes aos nove estados amazônicos brasileiros e sete países que integram a região, a Bienal das Amazônias acontece em Belém (PA) até 05/11. A exposição ocupa quatro andares de um antigo prédio comercial da cidade.

Com curadoria de mulheres, a mostra utiliza o conceito de “sapukai”. A palavra, na língua indígena tupi, pode ser traduzida como “canto, clamor, grito”. Assim, o objetivo foi expressar as diferentes vozes presentes na região.

Luta dos povos indígenas: 10 livros, filmes, séries e documentários para saber mais

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.