Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 28 de fevereiro de 2023

Que histórias as cidades nos contam? Curso gratuito discute o direito à memória em SP

De 08/03/2023 até 05/04/2023

Quais histórias as estátuas, marcos e monumentos de São Paulo (SP) registram? Quais personagens são homenageados ou invisibilizados? Organizado pelo Instituto Pólis, o curso gratuito “Que histórias as cidades nos contam” aborda o direito da população negra e indígena à memória coletiva da cidade. O fio condutor é o mapeamento das representações existentes hoje no espaço público paulistano e a reivindicação histórica dos grupos minorizados por mais presença.

Leia + Curso explora a história do Bixiga, bairro que foi de trilha indígena a reduto multicultural em São Paulo

Levantamento realizado pelo Instituto Pólis em 2020 dá uma dimensão da pouca representatividade nos monumentos presentes em São Paulo. Dos 367 monumentos identificados, só nove representam pessoas negras ou indígenas, ao passo que 137 deles retratam homens brancos.

Que histórias as cidades nos contam?

“Muitas histórias são importantes. As histórias têm sido usadas para desapropriar e tornar maligno. Mas as histórias também podem ser usadas para dar poder e para humanizar. As histórias podem quebrar a dignidade de um povo. Mas as histórias também podem reparar essa dignidade quebrada”, refletiu a escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie no livro O perigo da história única, de 2018.

Curso que história as cidades nos contam aborda direito da população negra à memória coletiva da cidade
Estátua do advogado abolicionista Luiz Gama (1830-1882) é um dos poucos monumentos representando homens negros em São Paulo.

No caso de cidades como São Paulo, é possível explorar quais histórias estão sendo contadas ou apagadas por meio dos monumentos erguidos nos espaços públicos. Ao longo de seis encontros, totalizando 12 horas de atividades, o curso abordará temas como espaços de memória e a omissão da presença negra na cidade, educação patrimonial, políticas públicas e direito à moradia.

Leia + Memória e resistência nos bairros negros da cidade de São Paulo

Entre os educadores, participarão arquitetos, urbanistas e especialistas em relações raciais como Ana Barone, Cássia Caneco, Abilio Ferreira, Lara Cavalcante, Maria Gabriela Feitosa e Vitor Nisida. As inscrições estão abertas até 03/03. Saiba mais no site do Instituto Pólis. 

 

O quê

Curso | Que história as cidades nos contam?

Quando

De 08/03/2023 às 19:00 até 05/04/2023 às 21:00

Conheça 3 lugares de memória e lembrança do Holocausto no Brasil

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.