Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 13 de março de 2024

Agentes Socioambientais Urbanos: Programa Carta da Terra em Ação abre inscrições para nova turma

De 07/05/2024 até 27/07/2024

📄Resumo: Estão abertas, até 10/04, as inscrições para a formação gratuita de novos agentes socioambientais urbanos, realizada presencialmente em São Paulo (SP) pelo Programa Carta da Terra em Ação. Ao longo de 8 encontros, a proposta é fortalecer e capacitar cidadãos para a atuar na transformação de seus territórios.

O Programa Carta da Terra em Ação, iniciativa da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo (SP), abre inscrições para a 19ª turma de Agentes Socioambientais Urbanos. A formação é gratuita, conta com 40 vagas e é possível se candidatar até o dia 10/04.

Leia + O que faz um agente socioambiental urbano

A coordenadora do Programa Carta da Terra em Ação, Débora Pontalti, explica que um agente socioambiental urbano é alguém sensível às demandas do território, capaz de articular comunidade e poder público para buscar soluções para melhorar o local onde vivem.

Como é o curso de formação de agentes socioambientais urbanos

Presenciais em São Paulo, os encontros acontecerão entre os dias 07/05 e 27/07, sempre às terças e quintas. Estão previstas também visitas a movimentos e coletivos relacionados ao tema em alguns sábados.

Leia + Saiba o que é a Carta da Terra

A proposta da formação é apresentar, no módulo introdutório, as bases conceituais do Programa Carta da Terra em Ação, apresentando conceitos como territórios educativos e Educação Ambiental.

A seguir, acontecem cinco módulos ou ciclos de aprendizagem. Segundo o Programa Carta da Terra em Ação, a ideia é que os conteúdos sejam discutidos de forma não sequencial, “entrelaçados, convidando-nos ao aprendizado em espiral”.

No ciclo Bases para Atuação Socioambiental, por exemplo, serão explorados tópicos como Economia Solidária, História das Cidades e valores para convivência. Já no ciclo A Cidade de São Paulo, o curso vai refletir sobre mobilidade urbana, racismo estrutural, crise climática, biodiversidade e agroecologia.

Leia + O que pensam os brasileiros sobre as mudanças climáticas? 

Também serão debatidos possíveis caminhos e ferramentas para a atuação socioambiental, além de experiências reais de transformação na cidade, com visitas à cooperativas de reciclagem e comunidades indígenas urbanas.

Responsável por promover, assegurar e fomentar a Educação Ambiental na capital paulistana, a UMAPAZ – Coordenação de Educação Ambiental e Cultura de Paz, Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz, receberá os encontros presenciais em sua sede, que fica no Parque do Ibirapuera, na zona sul da cidade.

O quê

19ª turma de Agentes Socioambientais Urbanos

Quando

De 07/05/2024 às 18:30 até 27/07/2024 às 22:00

Onde

Av. Quarto Centenário, 1268 - Jardim Luzitania, São Paulo - SP, 04030-000.

Inscrições

09/03/2024 - 10/04/2024

Mais informações

https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/meio_ambiente/umapaz/formacao_em_educacao_ambiental/programacao_mensal/index.php?p=362930#question2

O que faz um agente socioambiental urbano?

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.