publicado dia 3 de julho de 2025
Caminhada pela Paz vai às ruas de Heliópolis pelo Direito à Educação
04/07/2025
publicado dia 3 de julho de 2025
04/07/2025
🗒️Resumo: Em 2025, a mobilização comunitária pela cultura de paz está centrada na luta pelo Direito à Educação. Caminhada pela Paz de Heliópolis acontece em 04/07 na zona Sul de São Paulo (SP).
“Se tudo passa pela Educação, por que a Educação está sendo massacrada?”. O questionamento é o centro da Caminhada pela Paz de Heliópolis em 2025.
Em sua 27ª edição, a mobilização comunitária reúne em uma marcha estudantes, professores e moradores de Heliópolis, na zona sul de São Paulo (SP), na sexta-feira (04/07). A concentração para o ato será em frente à EMEF Campos Salles.
Leia Mais
“Trata-se do ponto alto de um trabalho contínuo realizado por escolas públicas e projetos sociais do território de Heliópolis e comunidades da região. Crianças, adolescentes, jovens e educadores refletem sobre temas relacionados à cultura de paz, cidadania e o cotidiano da comunidade. Com base nessa reflexão, criam alegorias, cartazes e adereços que são levados às ruas no dia da caminhada”, explica o texto de divulgação do evento no Instagram.
Ver essa foto no Instagram
Em solidariedade à luta contra o afastamento de 25 diretores escolares na capital paulista, um bloco da marcha será dedicado aos profissionais afetados pela medida da Prefeitura de São Paulo.
Atualmente organizado pelo Movimento Sol da Paz e União de Núcleos, Associações dos Moradores de Heliópolis e Região (UNAS), a Caminhada pela Paz nasceu em 1999.
Na ocasião, uma estudante de 15 anos, Leonarda, foi vítima de feminicídio em frente à escola onde estudava, a EMEF Campos Salles.
Ver essa foto no Instagram
A iniciativa da Caminhada partiu do diretor da EMEF Campos Salles à época – Braz Nogueira – e de professores e colegas próximos à estudante. Juntos, eles buscaram a União de Núcleos Associações e Sociedades de Moradores de Heliópolis e São João Clímaco (UNAS) e formalizaram a ideia de se manifestarem contra todas as violências recorrentes no bairro, com o intuito de fomentar a cultura de paz entre os moradores.
Além da memória da jovem Leonarda, o evento – que é preparado comunitariamente – atua pela garantia de direitos e costuma mobilizar 10 mil pessoas todos os anos, como culminância de outras ações realizadas em sintonia com as escolas públicas da região.
Leia abaixo o manifesto da 27ª edição:
Caminhada pela Paz de Heliópolis
04/07/2025
EMEF. Pres. Campos Salles (Estrada das Lágrimas, nº 2385)
Leia também