Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 16 de junho de 2023

Caminhada pela Paz marca 25 anos de mobilização pela cultura de paz em Heliópolis

16/06/2023

Símbolo de resistência e mobilização comunitária, a Caminhada pela Paz completa 25 anos de luta pelo fortalecimento da cultura de paz em Heliópolis, na zona sul de São Paulo. 

Neste ano, o ato será realizado na tarde do dia 16 de junho, com presença de estudantes, educadores e moradores da região. 

Atualmente organizado pelo Movimento Sol da Paz e União de Núcleos, Associações dos Moradores de Heliópolis e Região (UNAS), a Caminhada pela Paz nasceu em 1999.

Na ocasião, uma estudante de 15 anos, Leonarda, foi vítima de feminicídio em frente à escola onde estudava, a EMEF Campos Salles. 

Leia + EMEF Campos Salles transforma currículo e valoriza a autonomia do estudante

A iniciativa da Caminhada pela Paz partiu do diretor da EMEF Campos Salles à época – Braz Nogueira – e de professores e colegas próximos à estudante. Juntos, eles buscaram a União de Núcleos Associações e Sociedades de Moradores de Heliópolis e São João Clímaco (UNAS) e formalizaram a ideia de se manifestarem contra todas as violências recorrentes no bairro, com o intuito de fomentar a cultura de paz entre os moradores. 

Leia + Inspire-se com 10 práticas pedagógicas de escolas que fazem a diferença em seus territórios

Além da memória da jovem Leonarda, o evento – que é preparado comunitariamente – atua pela garantia de direitos e costuma mobilizar 10 mil pessoas todos os anos, como culminância de outras ações realizadas na região.

O quê

Caminhada pela Paz

Quando

16/06/2023 entre 12:00 e 15:00

Onde

Concentração em frente à EMEF Campos Salles, na Estrada das Lágrimas, 2385, Bairro Heliópolis, na zona sul de São Paulo (SP)

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.