Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 13 de novembro de 2023

Cidades que Educam, se Transformam: inscreva-se e participe do congresso 

De 22/11/2023 até 24/11/2023

Resumo: Acontece, entre os dias 22 e 24/11, a primeira edição do congresso de Educação “Cidades que Educam, se Transformam”. Com foco no papel educador das cidades, o evento reunirá pesquisadores e educadores na Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo (SP). Na ocasião, será também instalada na universidade a Cátedra Unesco: A Cidade que Educa e Transforma.

Com foco no papel educador das cidades, o Congresso de Educação “Cidades que Educam, se Transformam” acontece em São Paulo (SP) entre os dias 22 e 24/11. 

Leia + Cátedra Unesco discute políticas de Educação Integral e o papel educador das cidades

Promovido pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) e a Cátedra Unesco: A cidade que educa e transforma, o evento é gratuito e será realizado de forma híbrida: presencial e com transmissão online. Para participar, é preciso realizar a inscrição até o dia 22/11. 

Além de debates e palestras com especialistas na área, o congresso oficializa a adesão da Mackenzie à Cátedra Unesco: A cidade que educa e transforma, integrando o Programa de Cooperação Internacional Cidade Que Educa e Transforma (RICET) ao lado de outras 12 instituições de Ensino Superior de Portugal, Brasil e Guiné-Bissau. 

Cidades que educam, se transformam: como será a programação  

Com foco no papel educador das cidades, o Congresso de Educação “Cidades que educam, se transformam” acontece em São Paulo (SP) entre os dias 22 e 24/11.
Congresso de Educação “Cidades que educam, se transformam” acontece em São Paulo (SP) entre os dias 22 e 24/11.

O evento começa na noite do dia 22/11, com a abertura oficial e instalação da Cátedra Unesco. 

Leia + Cátedra Unesco – A Cidade que Educa e Transforma é apresentada oficialmente em Brasília (DF)

No dia seguinte (23/11), estão programadas mesas de discussão pela manhã e salas temáticas à tarde, cujo objetivo é socializar experiências e reflexões sobre o que faz uma cidade ser educadora. 

Na mesa “O Projeto Educacional e sua integração com a Cidade”, a especialista em Educação Integral Jaqueline Moll (UFRGS) conversa com Paulo Louro (Guiné-Bissau). A mediação é de Marili M.S.Vieira (UPM). 

“Educação no território: currículo e cidadania” é o tema mobilizador da segunda rodada de debates. Com mediação de Mirian Celeste (UPM), participam do encontro os educadores Levindo Carvalho (UFMG), Marcio Tacheto (UFN e UPF) e Rui Brito (ISEC-Lisboa). 

Leia + O que é uma cidade educadora?

A seguir, no período da tarde, acontecem cinco salas temáticas. Serão temas norteadores das reflexões: Direito à Cidade; Territorialidade, Identidade e Cidadania; Participação, Organização, Gestão e Desenvolvimento Local; Educação na Cidade e Vida, Sustentabilidade e Transição Ecológica.  

 No período entre 18h e 22h, acontecerão as mesas redondas “Perspectivas  histórico-culturais dos territórios educativos” e “Experiências Educacionais no território: Programa Cidade na Escola em Diadema e Bairro Educador de Heliópolis”.

📌Acesse a programação do Congresso de Educação Cidades que Educam, se Transformam 

Participam do primeiro encontro Nádia Someck (UPM e Cau Brasil), Ana Patricia Almeida (Universidade Aberta – Lisboa) e Adriana Bragagnolo (Universidade Passo Fundo), com mediação de Marcelo Martins Bueno (UPM). 

Integram o segundo momento de discussão Ana Lucia Sanches (Secretária de Educação de Diadema) e Cida Perez (Ex-secretária da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, com mediação de José Clemente de Souza Neto (UPM). 

Por fim, a cerimônia de encerramento será realizada pelo Reverendo Doutor Robinson Grangeiro Monteiro, Chanceler da Universidade Presbiteriana Mackenzie.  

O quê

Congresso de Educação As Cidades que Educam, Se Transformam

Quando

De 22/11/2023 às 08:00 até 24/11/2023 às 22:00

Onde

Universidade Presbiteriana Mackenzie - Campus Higienópolis Rua da Consolação, 930 Consolação, São Paulo

Inscrições

08/11/2023 - 22/11/2023

Em Brasília (DF), Cátedra Unesco discute políticas de Educação Integral e o papel educador das cidades

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.