Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 17 de janeiro de 2023

Cidade Educadora

Publicado dia 17 de janeiro de 2023

Cidade Educadora

Você sabe o que é uma Cidade Educadora? Consolidado a partir da década de 1990, o conceito de Cidade Educadora remete ao entendimento da cidade como território educativo.

Nele, diferentes espaços, tempos e atores são compreendidos como agentes pedagógicos, capazes de garantir, ao assumirem intencionalidade pedagógica, a perenidade do processo formativo dos indivíduos para além da trajetória escolar, em sintonia com as diversas oportunidades de aprender e ensinar oferecidas pela comunidade. Assim, ruas, praças, parques e museus – entre outros – tornam-se importantes elementos para a formação integral dos seus habitantes, extrapolando os muros da escola.

Atualmente, 484 municípios em 30 países integram a Associação Internacional de Cidades Educadoras (AICE) e associam-se aos princípios da Carta das Cidades Educadoras. Redigida em 1990 em Barcelona (Espanha), o documento marca a ideia de que as cidades carregam um potencial educativo que precisa ser ativado e cultivado pela comunidade e pelo poder público em prol da qualidade de vida da população.

Para isso, a Educação deve nortear as políticas públicas da cidade e o processo de aprendizagem deve ser permanente e integrador, além de garantido a todos os habitantes em condições de igualdade. Uma Cidade Educadora também valoriza e dialoga com os saberes locais e comunitários, além de promover práticas democráticas e de participação popular nos processos decisórios.

No Brasil, a ideia de uma Cidade Educadora dialoga com o trabalho de pensadores importantes, como Anísio Teixeira (Escolas-Parque), Mário de Andrade (Parques Infantis), Paulo Freire (Educação Cidadã), Milton Santos (Território) e Ladislau Dowbor (Educação e Desenvolvimento Local).

Até 2023, 34 municípios brasileiros se reconhecem oficialmente como cidades educadoras associadas à AICE: Apucarana (PR), Araraquara (SP), Camargo (RS), Carazinho (RS), Concórdia (SC),  Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Gramado (RS), Guaporé (RS), Guarulhos (SP), Horizonte (CE), Marau (RS), Mata (RS), Mauá (SP), Monte Horebe (PB), Nova Petrópolis (RS), Olinda (PE), Palmeira (PR), Passo Fundo (RS), Piên (PR), Porto Alegre (RS), Raul Soares (MG), Santiago (RS), Santo André (SP), Santos (SP), São Bernardo do Campo (SP), São Caetano do Sul (SP), São Carlos (SP), São Gabriel (RS), (São José dos Campos (SP), São Paulo (SP), Sarandi (RS), Soledade (RS) e Vitória de Santo Antão (PE).

Referências:

Carta das Cidades Educadoras – Associação Internacional das Cidades Educadoras

Cidade Educadora: conceito e histórico: – Educação e Território 

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.