publicado dia 26 de julho de 2022
Férias na natureza: conheça brincadeiras que estimulam a criatividade das crianças
Reportagem: André Nicolau
publicado dia 26 de julho de 2022
Reportagem: André Nicolau
Em clima de fim de férias, a última semana de julho pode ser uma ótima oportunidade para se despedir do recesso escolar apostando no desenvolvimento criativo das crianças através de brincadeiras simples, práticas e educativas.
Para isso, as crianças precisam ter acesso a materiais que estimulem sua imaginação.
Se a ideia for ir a um parque, uma boa pedida pode ser investir em uma divertida e estimulante caça aos tesouros da natureza, com galhos, folhas ou pedras encontradas no caminho.
Ou então estimule as crianças a inventarem brincadeiras com esses materiais, resultando em uma experiência envolvente e desafiadora.
Brincadeiras na natureza
Nesta quinta-feira, às 16h, o Centro de Referências em Educação Integral realiza mais uma edição da série Hora do Intervalo, com o tema Direito à Natureza na Infância e Adolescência.
De acordo com o neurofisiologista Matti Bergstrom, da Universidade de Helsinki (FI), o uso das mãos na infância ativa as terminações nervosas das pontas dos dedos, favorecendo as sinapses, a organização cerebral e o desenvolvimento cognitivo da criança.
Simples e rápido, o jogo da velha é uma popular brincadeira muito antiga que tem como objetivo posicionar as peças de modo que formem uma linha reta.
Materiais necessários: 4 pedaços de gravetos, 5 pedrinhas, 5 folhinhas
O jogo começa com uma dupla de gravetos sobre uma superfície plana dispostos um ao lado do outro numa distância de uns 5 cm. Cada criança deverá acrescentar um graveto com o objetivo de levantar uma torre. O desafio é colocar com cuidado cada graveto para que a torre não desmorone.