Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 26 de julho de 2022

Férias na natureza: conheça brincadeiras que estimulam a criatividade das crianças

por

Em clima de fim de férias, a última semana de julho pode ser uma ótima oportunidade para se despedir do recesso escolar apostando no desenvolvimento criativo das crianças através de brincadeiras simples, práticas e educativas. 

Para isso, as crianças precisam ter acesso a materiais que estimulem sua imaginação. 

Se a ideia for ir a um parque, uma boa pedida pode ser investir em uma divertida e estimulante caça aos tesouros da natureza, com galhos, folhas ou pedras encontradas no caminho.

Ou então estimule as crianças a inventarem brincadeiras com esses materiais, resultando em uma experiência envolvente e desafiadora.

Brincadeiras na natureza

Nesta quinta-feira,  às 16h, o Centro de Referências em Educação Integral realiza mais uma edição da série Hora do Intervalo, com o tema Direito à Natureza na Infância e Adolescência.

De acordo com o neurofisiologista Matti Bergstrom, da Universidade de Helsinki (FI), o uso das mãos na infância ativa as terminações nervosas das pontas dos dedos, favorecendo as sinapses, a organização cerebral e o desenvolvimento cognitivo da criança.

Brincadeiras na natureza: conheça algumas opções! 

Jogo da velha

brincadeiras natureza
Fácil e prático, Jogo da Velha é um conhecido jogo para exercitar o desenvolvimento das crianças – iStock/Getty Images

Simples e rápido, o jogo da velha é uma popular brincadeira muito antiga que tem como objetivo posicionar as peças de modo que formem uma linha reta. 

Materiais necessários: 4 pedaços de gravetos, 5 pedrinhas, 5 folhinhas

Jogo de Empilhar

Um jogo divertido em que cada participante coloca um graveto sobre o outro para formar uma torre – iStock/Getty Images

O jogo começa com uma dupla de gravetos sobre uma superfície plana dispostos um ao lado do outro numa distância de uns 5 cm. Cada criança deverá acrescentar um graveto com o objetivo de levantar uma torre. O desafio é colocar com cuidado cada graveto para que a torre não desmorone.

Materiais necessários: vários gravetos mais ou menos do mesmo comprimento e espessura. 

Confira mais dicas de brincadeiras no CicloVivo.   

6 brincadeiras indígenas para divertir crianças e aproximar culturas

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.