Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Youtube

publicado dia 13 de agosto de 2025

Territórios Educativos para a Justiça Climática: série analisa crise ambiental

Reportagem:

🗒️Resumo: A série de entrevistas Territórios Educativos para a Justiça Climática ilumina temas fundamentais na convergência entre as agendas dos Territórios Educativos e da Justiça Climática.

De olho na COP30, série de entrevistas com especialistas, educadores e ativistas enfoca o papel dos territórios que educam diante da Crise Climática.

Articulando a ideia de Justiça Climática com as propostas dos Territórios Educativos, a produção aborda temas como Racismo Ambiental, participação juvenil, Direito à Cidade e Educação Climática.

Leia Mais

O que são Territórios Educativos 

Os Territórios Educativos reconhecem, promovem e exercem um papel educador na vida dos sujeitos, assumindo como desafio permanente a formação integral de crianças, jovens, adultos e idosos.

Leia Mais 

Nos Territórios Educativos as diferentes políticas, espaços, tempos e atores são compreendidos como agentes pedagógicos. Saiba mais sobre o conceito.

O que é Justiça Climática 

O conceito atualiza o debate climático-ambiental, reconhecendo que as populações vulnerabilizadas (como a negra, a indígena e a periférica) são as mais afetadas pela Crise Climática e que, portanto, precisam ter seus direitos garantidos. Assim, a Justiça Climática propõe uma divisão mais justa dos investimentos e das responsabilidades na mitigação dos impactos da crise climática.

📺Territórios Educativos para a Justiça Climática 

A série Territórios Educativos para a Justiça Climáticaestá disponível no YouTube e no Spotify.  

Episódio #1 | Territórios Educativos, Justiça Climática e COP30 | Lia Salomão e Raiana Ribeiro 

Com a participação de Raiana Ribeiro, diretora de Programas da Cidade Escola Aprendiz, e Lia Salomão, coordenadora do programa Educação e Território, a entrevista introduz a temática dialogando com temas contemporâneos, como a proximidade da COP30 e os desafios para a materialização das políticas ambientais e climáticas nos territórios. 

📺Assista no Youtube:

🎧Ouça no Spotify:

Episódio #2 | Justiça Climática, Cultura e Periferias  | Cássia Caneco

Com participação de Cássia Caneco (Instituto Pólis e Coletivo Periferia Preta), segundo episódio da série multimídia Territórios Educativos para a Justiça Climática focaliza diálogo entre a Justiça Climática e a Cultura produzida nos territórios periféricos.

📺Assista no YouTube:

🎧Ouça no Spotify:

Episódio #3 | Escuta e participação de adolescentes e jovens nas discussões climáticas | Carolina Terra 

Carolina Terra, do Centro de Estudos e Pesquisas sobre a Infância (Ciespi/PUC-Rio), é a entrevistada do terceiro episódio. Na conversa, a pesquisadora destaca as percepções e sentimentos de adolescentes e jovens sobre as mudanças climáticas, além da presença do tema nos currículos escolares.

📺Assista no YouTube:

🎧Ouça no Spotify:

Episódio #4 | Agentes Socioambientais e Justiça Climática | Debora Pontanti e Gabriela Chabbouh 

Como a Educação Ambiental pode contribuir para a Justiça Climática nas cidades? Como a articulação de ações socioambientais nos territórios fortalece essa luta? E qual é o papel de um agente socioambiental nesse contexto? Os desafios e as soluções propostas pelas políticas municipais de Educação Ambiental, territorializadas pelos agentes socioambientais, são o tema do quarto episódio da série Territórios Educativos para Justiça Climática, com a participação de Gabriela Chabbouh e Débora Pontalti.

📺Assista no YouTube:

🎧Ouça no Spotify:

Episódio #5 | Direito à Cidade e Justiça Climática | Kelly Agopyan 

Como o Direito à Cidade se relaciona com a Justiça Climática? Kelly Agopyan, do Instituto Pólis e Plataforma Global pelo Direito à Cidade, aborda o tema no quinto episódio da série Territórios Educativos para Justiça Climática.

📺Assista no YouTube:

🎧Ouça no Spotify:

Episódio #6 | Educação Alimentar e Justiça Climática | Ariela Doctors 

Promover uma alimentação adequada, saudável e conectada com o território dialoga diretamente com a ideia de Justiça Climática. É o que explica Ariela Doctors, coordenadora-geral e cofundadora do Instituto Comida e Cultura. A conexão entre Educação Alimentar e Justiça Climática é tema do sexto episódio da série Territórios Educativos para Justiça Climática.

📺Assista no YouTube:

🎧Ouça no Spotify:

Episódio #7 | Crise Climática, desigualdades e cultura | Bruno Souza 

Em entrevista à série Territórios Educativos para Justiça Climática, Bruno Souza (IBEAC e Encrespades) explora as desigualdades da Crise Climática no contexto da COP30 no Brasil. O pedagogo aborda também a questão do Racismo Ambiental e a força dos movimentos negros, comunitários e juvenis.

📺Assista no Youtube:

🎧Ouça no Spotify:

Episódio #8 | Mobilização e engajamento das juventudes | Sara Emanuelly 

Integrante da organização da sociedade civil Engajamundo, Sara Emanuelly aborda a mobilização e participação das juventudes frente à Crise Climática.

📺Assista no YouTube:

🎧Ouça no Spotify:

Episódio #9 | COP30: participação dos povos da Amazônia | Fabiana Cunha 

Com a realização da COP30 em Belém (PA), a Amazônia estará no centro das discussões climáticas em 2025. Em entrevista à série multimídia Territórios Educativos para Justiça ClimáticaFabiana Cunha, da Fundação Amazônia Sustentável (FAS)aborda a expectativa para a participação dos povos e comunidades amazônicas no megaevento diplomático.

📺Assista no YouTube:

🎧Ouça no Spotify:

Especial Racismo Ambiental e Infâncias mostra efeitos da crise climática para crianças e adolescentes

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.