Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 8 de novembro de 2022

Recife se une à Rede de Cidades Cervantinas para disseminar o legado do escritor Miguel de Cervantes

por

Capital pernambucana, Recife (PE) se tornou a primeira cidade brasileira a fazer parte da Rede de Cidades Cervantinas, dedicada a promover a Literatura por meio da obra do escritor Miguel de Cervantes(1547-1616), autor do clássico Dom Quixote. Considerada por muitos o primeiro romance moderno, a obra descreve as aventuras do fidalgo Dom Quixote de La Mancha, seu cavalo Rocinante e seu amigo e escudeiro Sancho Pança e foi publicada em 1605.   

Leia + 10 bibliotecas que ressignificam o acesso à literatura nas periferias

Criada pelo governo espanhol em 2017 para difundir a importância da obra do escritor Miguel de Cervantes, a Rede de Cidades Cervantinas pretende favorecer a integração entre os lugares ligados pela vida e pela obra de Cervantes. A ideia é desenvolver atividades em áreas-chaves como Educação, Cultura e Turismo, além de difundir a vida e a obra do autor espanhol. Atualmente, a Rede de Cidades Cervantinas conta com outras 28 cidades, espalhadas pela Europa, África e América, como Barcelona (Espanha), Lisboa (Portugal), Montevideo (Uruguai) e Argel (Argélia).

Algumas delas estão diretamente relacionadas com a vida do escritor: a espanhola Sevilla foi habitada por Cervantes entre 1568 e 1601, além de servir de cenário para episódios narrados na obra Novelas Exemplares. Já a africana Argel serviu de prisão para Miguel de Cervantes, após ser capturado por piratas em 1575. 

Mas como Recife se conecta com Miguel de Cervantes? 

Para participar, Recife preparou um dossiê para comprovar as várias interseções entre Cervantes, a capital pernambucana e sua cultura. 

Além de batizar uma praça na Ilha do Leite, o pensamento do autor espanhol dialoga com escritores pernambucanos, como Gilberto Freyre, Ariano Suassuna e Jota Borges. O último chegou a produzir um cordel em 2005, em que imaginava um encontro entre Lampião e Dom Quixote, por ocasião dos 400 anos do nascimento do escritor. 

A adesão fortalece a discussão literária na cidade: por conta da integração, será realizado em abril de 2023 um Festival Miguel de Cervantes na praça de mesmo nome em Recife, com feira de livros e debates. Além disso, os professores da rede municipal nas áreas de Língua Portuguesa, Arte, História e Geografia receberão formação para articular a obra de Cervantes como elemento transversal de ensino-aprendizagem e para desenvolver ações pedagógicas sobre o tema com os estudantes. 

 

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.