publicado dia 10 de outubro de 2024
Prêmio Territórios celebra escolas públicas conectadas com os saberes da comunidade
Reportagem: Redação
publicado dia 10 de outubro de 2024
Reportagem: Redação
🗒️Resumo: O Prêmio Territórios 2024 divulgou a lista de 10 escolas públicas brasileiras vencedoras da premiação. Em sua 8ª edição, a iniciativa do Instituto Tomie Ohtake visibiliza projetos e ações pedagógicas que integram territórios, agentes e espaços para construir e valorizar saberes presentes em suas comunidades.
Com o objetivo de jogar luz em experiências de escolas públicas brasileiras com projetos em conexão com os saberes presentes nos territórios, o Prêmio Territórios anunciou as 10 propostas vencedoras de 2024.
Leia + Resgate de identidade cultural caiçara transforma vila de pescadores em território educativo
Neste ano, a iniciativa do Instituto Tomie Ohtake recebeu 216 inscrições de todo o Brasil. Em comum, as experiências premiadas são integradas a seus territórios e articuladas com os agentes e espaços, de modo a construir e valorizar os saberes presentes em suas comunidades.
Entre as 10 finalistas, estão escolas indígenas comprometidas em preservar e difundir sua língua nativa, proteger e mapear o rio que corta a comunidade e dialogar com outras gerações para entender a produção de trajes tradicionais feitos a partir da carnaúba.
Há também projetos de integração e participação de pessoas com deficiência e pertencentes ao povo indígena Potiguara, de proteção da abelha jataí e de aproximação das crianças com o território do Pelourinho, em Salvador (BA).
🌱Conheça a lista das 10 escolas públicas premiadas pelo Prêmio Territórios em 2024.
As selecionadas vão receber doações de livros, apoio na produção de um minidocumentário para apoiar a divulgação da iniciativa, uma bolsa de estudos para graduação. Além disso, receberão prêmio financeiro e ações formativas.
Em dezembro, os realizados dos projetos também participam de um encontro para celebrar a conquista, dialogar com outros educadores e compartilhar experiências.
Criado em 2016, o Prêmio Territórios Tomie Ohtake baseia-se nos pressupostos dos Territórios Educativos e da Educação Integral, orientados pelo princípio de Cidade Educadora e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
Leia + Com solidariedade educativa, escola reforça elos e promove reinserção profissional
Em sua 8ª edição, o Prêmio Territórios é uma iniciativa do Instituto Tomie Ohtake e conta com o patrocínio do Grupo Ultra, Ipiranga, Ultracargo, Ultragaz, da Alupar, da Taesa e do Grupo GPS, com a parceria técnica do Centro de Referências em Educação Integral e Associação Cidade Escola Aprendiz.