Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 25 de julho de 2022

Caminhada cultural propõe reflexão sobre legado afrodiaspórico em Porto Alegre (RS) 

por

Com a proposta de estimular o debate sobre os pontos históricos de cultura negra em Porto Alegre, o projeto Territórios Negros, desenvolvido pela Educação em Direitos Humanos e Relações Étnico-racial da Secretaria Municipal de Educação (Smed), foi retomado na capital gaúcha após seis anos.   

Aberta ao público, a caminhada prevê visitas a nove pontos  históricos, a fim de promover uma reflexão coletiva sobre o legado afrodiaspórico presente na Praça Brigadeiro Sampaio,  Praça da Alfândega, Mercado Público, Igreja do Rosário, Redenção, Colônia Africana, Ilhota, Quilombo do Areal e Largo Zumbi dos Palmares.

Territórios Negros Porto Alegre
Percurso foi escolhido a partir de locais na cidade vivenciados pelos negros, de maneira a evocar a presença e a memória da população – Alex Rocha (Prefeitura Municipal de Porto Alegre)

Territórios Negros: Direito à memória em Porto Alegre 

Coordenado pela professora de geografia Daniele Vieira, geógrafa especializada no mapeamento de territórios negros de Porto Alegre, o projeto tem como objetivo reconstruir e ressignificar o imaginário sobre a presença negra na cidade, por meio de uma narrativa de resgate à sua contribuição nas áreas econômica, social, religiosa e cultural da região. 

“São trazidas na narrativa elementos que tratam da participação do grupo negro em diversas áreas, entre elas: econômica, social, religiosa e cultural. A proposta é dar um caráter construtivo a sua presença, provocando o rompimento da imagem do negro escravizado e promovendo de fato uma educação antirracista”, afirmou a professora em entrevista ao site da Prefeitura de Porto Alegre. 

Com informações do site da Prefeitura de Porto Alegre.

O sul do Brasil também é negro: conheça territórios produtores de cultura no passado e presente

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.