Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 14 de abril de 2022

Portugal incentiva o uso de bicicletas nas escolas

por

Em todo o mundo, a bicicleta ocupa lugar de destaque como alternativa mais econômica e sustentável se comparada a outros meios de transporte. E por que Portugal resolveu incentivar o uso de bicicletas nas escolas ?

Segundo relatório recente divulgado pela Confederação Europeia da Indústria da Bicicleta (Conebi), a procura pelo modal aumentou 40% nos últimos dois anos, com cerca de 22 milhões de unidades vendidas. 

Leia + Jornada online e gratuita formará multiplicadores da cultura ciclista

Em um cenário onde o ciclismo ganha cada vez mais adeptos, o Ministério da Educação de Portugal aposta em uma iniciativa que estimula o uso da bicicleta em todo o país. Por meio dos projetos “Desporto escolar sobre rodas” e “O ciclismo vai à escola”, o governo disponibilizará um manual que incentivará escolas e professores a ministrarem oficinas de pedal para estudantes a partir de 10 anos. 

No primeiro ciclo, destinado a alunos do quarto ano, os estudantes terão aulas dentro das instituições em locais delimitados e que garantam segurança aos praticantes.

Enquanto no segundo ciclo, voltado a estudantes a partir do quinto ano, as aulas acontecem em espaços públicos como rodovias e outras vias urbanas, divididas em níveis como baixo e alto movimento. Os grupos terão no máximo 5 alunos e serão acompanhados por um professor ou algum estudante mais experiente e apto para conduzir os participantes. 

Por um mundo movido a pedaladas

A ideia, segundo os organizadores, é tornar o ciclismo parte do currículo escolar ainda que de forma optativa e, sobretudo, incentivar o uso da bicicleta seja como meio de deslocamento cotidiano ou apenas lazer. 

Com investimento de 2,8 milhões de euros, a campanha prevê a compra de bicicletas e capacetes que serão distribuídos nas escolas no próximo ano letivo. 

 

 

Crianças que queriam brincar na rua transformaram Amsterdã na capital mundial da bicicleta

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.