Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 22 de agosto de 2022

Pesquisa escuta crianças sobre prioridades em tempos de eleição

por

A pouco mais de um mês para as eleições, o portal Lunetas apresenta a pesquisa “Infâncias em foco: quem vota pelas crianças”, que ouviu a opinião politica de 40 crianças de diferentes regiões, perfis socioeconômicos e etnias, com e sem deficiências, entre 2 e 12 anos, sobre o que sentem e pensam em relação ao país.

Utilizando-se de perguntas como ‘o que é urgente mudar no Brasil’ ou ‘o que um presidente poderia fazer para melhorar a vida das pessoas’, o estudo destaca a consciência política e opinião crítica dos cidadãos mirins.

Entre os resultados apresentados, 25% das crianças afirmaram que deve ser prioridade na agenda dos candidatos o combate à violência e ao preconceito. Para 13%, a prioridade deve ser preservar a natureza e proteger os animais, e, para 10%, acabar com a desigualdade e a fome. 

Estudo inédito reúne opiniões de crianças sobre o que pensam e sentem em relação ao país – iStock/Getty Images

Quando questionadas sobre o que um presidente poderia fazer para melhorar a vida das pessoas, 35% das crianças disseram que ele deveria oferecer mais auxílio com casa, comida e dinheiro, 25%, melhorar a educação, 18%, fomentar mais oportunidades no mercado de trabalho e 13%, abaixar os preços dos produtos.

De modo geral, as crianças consultadas pela pesquisa compartilham o desejo de ter um presidente que priorize o atendimento a questões básicas como moradia, alimentação, saúde, educação, trabalho e renda. 

Além disso, os meninos e meninas também manifestaram preocupação com medidas que visem proteção às populações mais vulnerabilizadas, o controle da alta dos preços, inflação, preservação da natureza e a proteção dos animais. 

Confira o estudo completo realizado pelo Lunetas.  

Projeto Meu, Seu, Nosso Voto lança podcast com temas para as eleições 2022 

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.