Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 5 de outubro de 2022

Documentário revisita a história do Parque da Juventude, marcada pelo Carandiru

por

Trinta anos após o massacre do Carandiru, ocorrido no dia 2 de outubro de 1992 durante ação policial que resultou oficialmente na morte de 111 detentos, o maior complexo prisional da América Latina ainda ocupa lugar na memória ou no imaginário dos brasileiros, ainda que a presença mais recente do Parque da Juventude busque ressignificar a paisagem da região. 

Com o nome oficial de Parque da Juventude – Dom Paulo Evaristo Arns, o equipamento público foi inaugurado em 2003 no bairro de Santana, na Zona Norte de São Paulo, no mesmo local da antiga casa de detenção. As conexões entre passado e presente são pontos de partida do projeto multimídia Parque Reverbera. 

Realizado pelo coletivo de produção cultural 300 Noise, o projeto multimídia se desdobra em 8 episódios com entrevistas no podcast (disponível na plataforma Spotify) e quatro mini-documentários publicados no YouTube. 

Parque Reverbera 

Criado com apoio da Prefeitura de São Paulo por meio do programa de Valorização de Iniciativas Culturais (VAI), Parque Reverbera retoma a história da ocupação da região – inicialmente pelos povos indígenas, posteriormente dizimados e deslocados pelo processo de urbanização de São Paulo, depois pelo complexo do Carandiru e, por fim, pela demolição do presídio e a construção do Parque da Juventude. 

“O passado constrói o presente”, reflete o idealizador Guilherme Leria, que é também professor de Geografia. A lógica, explica ele, vale tanto para programas sociais com legado positivo para a população quanto para o sistema prisional brasileiro.

Leia + O que é necropolítica

“Falando especificamente do complexo do Carandiru, ele ainda está presente lá mesmo com o parque substituindo o presídio”, conta Leria. Um dos exemplos é a Penitenciária Feminina da Capital,  que já fez parte do complexo do Carandiru e segue funcionando no mesmo endereço. “O horror histórico do presídio continua reverberando na região do parque”, afirma.  

Documentário Parque Reverbera 

No primeiro episódio, o documentário apresenta o processo de formação da cidade de São Paulo, contando sobre as primeiras migrações ocorridas na cidade, processo de industrialização, cenário cultural da época, o ‘boom’ populacional até chegar ao contexto histórico que deu origem à Casa de Detenção, em 1920. 

O segundo episódio remete ao contexto histórico que levou à formação do bairro de Santana, a criação do Campo de Marte, quartéis e outros pontos importantes da região, em meio ao desenvolvimento urbano que também tinha como efeito o aumento da desigualdade social na cidade. E de que forma esse ambiente na cidade se relacionou com o encarceramento em massa na Casa de Detenção. 

O massacre ocorrido em 1992 mudaria para sempre os rumos do complexo penitenciário, que passou a ser observado por todo o mundo após a morte de 111 detentos. O terceiro episódio destaca a importância da música, na figura do rap, como protagonista na denúncia sobre as condições do sistema penitenciário brasileiro. 

O quarto e último episódio parte da implosão da Casa de Detenção, que deu lugar ao Parque da Juventude e analisa os impactos do equipamento público para a região, seja através do esporte, lazer e da música. Também analisa os efeitos da especulação imobiliária no processo de exclusão dos moradores das comunidades próximas.  

Ocupando 240 mil m², o Parque da Juventude fica no mesmo ponto dos antigos pavilhões do Carandiru e abriga, desde 2010, a Biblioteca São Paulo, além de quadras poliesportivas, trilhas em áreas verdes e a escola técnica ETEC Parque da Juventude. 

Para Leria, que não obteve autorização para filmar no espaço e recorreu a imagens de acervo para montar a versão audiovisual do projeto, o equipamento tem papel simbólico de apagamento da história do Carandiru, apesar de ser uma infraestrutura pública de lazer e cultura da Zona Norte. Além disso, aponta para as contradições da gentrificação e crescente elitização do espaço. 

Esse aspecto [da infraestrutura] do parque é muito apropriado pela especulação imobiliária e faz com que seja possível observar uma crescente elitização daquele espaço. Mas ainda assim é impossível negar que ele serve de espaço para a juventude da cidade”, reflete o educador. “Nos últimos a ETEC foi fechada para o público, o parque cercado e a polícia vem tomando ações mais agressivas em seu policiamento da região. Tudo isso são sintomas de uma gentrificação do parque que vem piorando nos tempos recentes”, critica. 

 

10 bibliotecas comunitárias que ressignificam o acesso à literatura nas periferias

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.