publicado dia 11 de março de 2024
Grupo teatral propõe residência artística e parceria com escolas
Reportagem: Ingrid Matuoka
publicado dia 11 de março de 2024
Reportagem: Ingrid Matuoka
🗒️Resumo: Grupo Esparrama convida escolas públicas do centro de São Paulo (SP) a se candidatar para participar de uma residência artística de três meses. A proposta é criar trocas entre teatro e escola e produzir algo novo a partir disso.
Até domingo (24/03), escolas públicas que atendem crianças de 8 a 12 anos da região central da cidade de São Paulo podem se candidatar para uma residência artística de três meses em conjunto com o Grupo Esparrama.
Desde 2018, os artistas refletem e atuam sobre a relação entre teatro, infâncias, Educação e cidade. Agora, propõem uma parceria com a escola para aprofundar as trocas e experimentações.
Leia + Escola indígena de Rio Tinto (PB) refloresta nascentes de água do território
“Queremos investigar como o Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola se comunica com o nosso processo de pesquisa e como o nosso grupo pode contribuir com os interesses e temas da escola. No final, vamos criar junto com a escola processos que façam dialogar esses dois universos e criar algo inteiramente novo para ambas as partes a partir disso”, explica Iarlei Rangel, diretor do Esparrama.
O conceito norteador do projeto é o da Cidades Educadoras, que pensa a relação entre território e Educação, bem como o planejamento urbano de forma intersetorial, tomando como centro dessa construção as pessoas.
Ver essa foto no Instagram
As unidades escolares interessadas em conhecer mais sobre a proposta e se inscrever para seleção pública devem acessar o formulário do Grupo Esparrama.
A residência faz parte do projeto Surgidouro, contemplado pela 42ª edição do edital de Fomento para a cidade de São Paulo, da Secretaria de Cultura de São Paulo, com diversas ações que pretendem dar protagonismo às infâncias que habitam o centro da cidade.
Leia + Glossário: Cidade Educadora
Entre elas, o Seminário Esparrama De Volta pro Quintal, voltado principalmente para artistas, educadoras/es e pessoas que buscam entender os potenciais interdisciplinares de suas ações e que estejam interessadas em estabelecer diálogos entre estas ações e os territórios onde atuam.
Ainda, a temporada do Teatro de Janela, apresentação da trilogia formada pelos espetáculos Esparrama pela Janela, Minhoca na Cabeça e Navegar, que acontecerá todos os sábados, domingos e feriados de 22 de março à 14h de abril de 2024, sempre às 16h, no Elevado Presidente João Goulart, o Minhocão.
Leia também