Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 11 de março de 2024

Grupo teatral propõe residência artística e parceria com escolas

por

🗒️Resumo: Grupo Esparrama convida escolas públicas do centro de São Paulo (SP) a se candidatar para participar de uma residência artística de três meses. A proposta é criar trocas entre teatro e escola e produzir algo novo a partir disso.

Até domingo (24/03), escolas públicas que atendem crianças de 8 a 12 anos da região central da cidade de São Paulo podem se candidatar para uma residência artística de três meses em conjunto com o Grupo Esparrama

Desde 2018, os artistas refletem e atuam sobre a relação entre teatro, infâncias, Educação e cidade. Agora, propõem uma parceria com a escola para aprofundar as trocas e experimentações.

Leia + Escola indígena de Rio Tinto (PB) refloresta nascentes de água do território

“Queremos investigar como o Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola se comunica com o nosso processo de pesquisa e como o nosso grupo pode contribuir com os interesses e temas da escola. No final, vamos criar junto com a escola processos que façam dialogar esses dois universos e criar algo inteiramente novo para ambas as partes a partir disso”, explica Iarlei Rangel, diretor do Esparrama.

O conceito norteador do projeto é o da Cidades Educadoras, que pensa a relação entre território e Educação, bem como o planejamento urbano de forma intersetorial, tomando como centro dessa construção as pessoas. 

As unidades escolares interessadas em conhecer mais sobre a proposta e se inscrever para seleção pública devem acessar o formulário do Grupo Esparrama.

Projeto Surgidouro

A residência faz parte do projeto Surgidouro, contemplado pela 42ª edição do edital de Fomento para a cidade de São Paulo, da Secretaria de Cultura de São Paulo, com diversas ações que pretendem dar protagonismo às infâncias que habitam o centro da cidade. 

Leia + Glossário: Cidade Educadora 

Entre elas, o Seminário Esparrama De Volta pro Quintal, voltado principalmente para artistas, educadoras/es e pessoas que buscam entender os potenciais interdisciplinares de suas ações e que estejam interessadas em estabelecer diálogos entre estas ações e os territórios onde atuam.

Ainda, a temporada do Teatro de Janela, apresentação da trilogia formada pelos espetáculos Esparrama pela Janela, Minhoca na Cabeça e Navegar, que acontecerá todos os sábados, domingos e feriados de 22 de março à 14h de abril de 2024, sempre às 16h, no Elevado Presidente João Goulart, o Minhocão.

Forró é oficializado como manifestação da cultura nacional

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.