Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 19 de abril de 2023

Em Açailândia (MA), projeto de busca ativa escolar aposta no protagonismo juvenil

por

Como incentivar a permanência na escola? Em Açailândia (MA), a busca ativa escolar ganhou o reforço de estudantes da rede municipal. Por meio de intervenções e conversas entre pares, o projeto Jovens Protagonistas da Busca Ativa Escolar aposta na identificação e no afeto para combater a evasão escolar.

“Quando uma criança ou um jovem usa a sua própria linguagem para incentivar o outro a estar presente na escola, para falar que ele será acolhido e que estar ali é importante para a sua formação, é uma relação de igual para igual. Além disso, eu percebia como os alunos se sentiam valorizados por fazerem parte dessa iniciativa, o que os deixava mais inspirados a estarem presentes na escola”, afirma a professora Genilda Pinto. 

Leia + Com escuta e protagonismo juvenil, Rotas e Redes Literárias fortalece o acesso à leitura no Maranhão

A ideia nasceu da experiência positiva da escola onde a educadora atua, a Escola Municipal Joviana da Silva Farias, no bairro Vila Ildemar, na periferia de Açailândia. O projeto-piloto, iniciado em 2021, foi ampliado no ano seguinte para outras escolas da rede. 

“A intervenção é delas, de adolescente para adolescente”, explica a educadora e gestora de Território da Cidade Escola Aprendiz no Maranhão, Regilma Santos. Ela também lembra que as crianças brincam no mesmo território e possuem uma relação de afetividade, o que ajuda no convite para que voltem a frequentar a escola. 

Para Karla Janys, secretária municipal de Educação em Açailândia (MA), as juventudes que participam da busca ativa escolar ganham com a aproximação com os colegas e com a oportunidade de conhecer a própria comunidade, identificar suas deficiências e colaborar para as soluções. 

“Cabe à escola auxiliar no desenvolvimento da consciência social, cooperação e colaboração dos estudantes. Ao envolvê-los na busca ativa, desenvolvemos o protagonismo juvenil e alcançamos maior êxito no cumprimento da ação”, explica Karla. 

Protagonismo juvenil na busca ativa escolar 

Hoje, 8 estudantes do Ensino Fundamental participam formalmente dos esforços na busca por crianças e adolescentes fora da escola, que  envolvem também famílias, professores, assistentes sociais, agentes comunitários e órgãos de proteção dos direitos da criança e dos adolescentes.

O projeto tem como meta mobilizar crianças e adolescentes a participarem de ações educativas e preventivas para garantia de seus direitos educacionais. A proposta envolve capacitações, reuniões mensais, palestras e gincanas estudantis, em parceria com a Promotoria de Justiça da Infância e Juventude, e coloca os próprios jovens como protagonistas do diálogo e da busca ativa por seus pares com a finalidade de evitar o abandono escolar. 

Aprovado pela Secretaria Municipal de Educação via Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Açailândia (COMUCAA) em 2022, o projeto foi financiado pelo Edital FIA (Fundo da Infância e Adolescência), o que possibilitou o pagamento de uma bolsa de R$250 reais aos grupos de jovens.

Desafios no combate à evasão escolar 

De acordo com a secretária de Educação, atualmente, a maior parte das crianças que estão fora da escola são de famílias que moram em novos assentamentos em áreas mais remotas e rurais da cidade. Assim, fortalecer a parceria com as famílias é fundamental: “O município sozinho terá menos sucesso, as famílias precisam da conscientização de que a educação tem que ser prioridade para suas crianças e adolescentes”.  

Já Regilma Santos aponta como desafio adicional a desigualdade de gênero: muitas meninas que estão fora da escola o fazem pela necessidade de dar conta dos trabalhos domésticos e de cuidados em suas casas.  

Por essas razões, o trabalho intersetorial do Protagonismo Juvenil na Escola se faz imprescindível, de acordo com Leidiane Santos, coordenadora do projeto. Ela afirma que é fundamental ter o apoio das secretarias de assistência social, de saúde, de infraestrutura e cultura, além de órgãos de proteção à criança e adolescentes, como o conselho tutelar e dos direitos da criança e do adolescente. “Se precisamos de um atendimento psicológico ou nutricional, por exemplo, temos um setor para isso e articulamos ações conjuntas para resolver o problema exposto. Dessa forma, os problemas não ficam isolados e todos conseguem se ajudar”, comenta.  

Mas o que é a Busca Ativa Escolar?  

O projeto Buscar Ativa Escolar é uma estratégia composta por uma metodologia social e uma ferramenta tecnológica disponibilizada gratuitamente para estados e municípios brasileiros com o propósito de apoiar governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão.  

Desenvolvida pela UNICEF, em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e com apoio do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), a Busca Ativa Escolar disponibiliza dados concretos que possibilitam planejar, desenvolver e aplicar políticas públicas que garantam o direito à escola das crianças e adolescentes.  

Assim, a Busca Ativa Escolar reúne representantes de diferentes áreas — Educação, Saúde, Assistência Social, Planejamento, entre outras.  Cada secretaria tem um papel específico no projeto, que vai desde a identificação de uma criança ou adolescente fora da escola ou em risco de abandono, até a tomada de ações necessárias para seu atendimento nos diversos serviços públicos, sua rematrícula e sua permanência na escola.  

Esse apoio conjunto é estruturado e organizado por meio da plataforma da Busca Ativa Escolar, que funciona como um grande banco de dados facilitando a comunicação intersetorial. A ferramenta pode ser acessada em qualquer dispositivo, seja pelo computador ou por SMS. Há também formulários impressos, para dar apoio aos profissionais que não têm acesso a dispositivos móveis.  

Adolescentes criam projeto de busca ativa para amigos voltarem a estudar

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.