Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 6 de janeiro de 2023

Com escuta e protagonismo juvenil, programa Rotas e Redes Literárias fortalece o acesso à leitura no Maranhão

por

Com relatos de experiências de escolas públicas, poemas e orientações práticas para educadores, a publicação Rotas e Redes Literárias: Tecendo Territórios Leitores registra a experiência do programa no Maranhão, cujo foco é o fomento à leitura em escolas públicas por meio da revitalização e ampliação dos acervos literários disponíveis para a comunidade escolar. 

Parceria da Fundação Vale com a Associação Cidade Escola Aprendiz, o Centro de Referências em Educação Integral e a Secretaria de Estado da Educação do Estado do Maranhão, o programa apoia a estruturação física e a ampliação dos acervos de salas de leitura, além de fortalecer a formação da equipe docente para promover o direito à leitura e literatura à luz das concepções de Educação Integral e Território Educativo.

Formação do Projeto Rotas e Redes Literárias na capital maranhense São Luís (MA) – Divulgação

Desde 2019, o Rotas e Redes Literárias atuou em 11 escolas públicas, selecionadas em municípios como Arari (MA) e Santa Rita (MA), situados ao longo da Estrada de Ferro Carajás, ferrovia operada pela empresa Vale, além da capital São Luís. O projeto faz parte das ações de cooperação com o estado do Maranhão para melhorar o nível de alfabetismo de todas as crianças e jovens da região. 

Leia + 10 bibliotecas comunitárias que ressignificam o acesso à literatura nas periferias

Orientado pela escuta dos educadores e pelo protagonismo juvenil, o programa entregou 6.042 obras literárias, cujos critérios de seleção foram definidos pelas próprias comunidades escolares das regiões atendidas. 

De acordo com a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, embora a taxa de analfabetismo tenha caído nas últimas três décadas, o Brasil permanece um país de não-leitores: só 38% dos leitores de literatura lêem por prazer e metade da população alegou não ter lido uma obra inteira ou parte dela nos últimos três meses. Dessa forma, o fomento à leitura, em especial nos espaços escolares, segue fundamental. 

Aprofunde-se na experiência, inspire-se e conheça dicas práticas para promover a leitura em sua escola com a publicação “Rotas e Redes Literárias: Tecendo Saberes Leitores”, disponível na íntegra aqui.

10 bibliotecas comunitárias que ressignificam o acesso à literatura nas periferias

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.