Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 9 de março de 2023

Conheça o Museu da Vacina, o primeiro dedicado à vacinação na América Latina

por

Primeiro espaço dedicado exclusivamente à história e memória da imunização na América Latina, o Museu da Vacina foi inaugurado em São Paulo (SP) na terça-feira (07/03). 

Ligado ao Instituto Butantan, o Museu da Vacina pretende aproximar o público do processo de produção de imunizantes, além de explicar o funcionamento do sistema imunológico, a cronologia da criação da vacina e curiosidades sobre o tema. 

Leia + Museu das Favelas: “Ocupar um palácio é reparação histórica”

A proposta do museu é também reforçar a importância desta tecnologia para proteger a humanidade de diferentes doenças. Historicamente, o Brasil atinge altos índices de cobertura vacinal, movidos pelas políticas públicas de acesso gratuito aos imunizantes.  

Museu da Vacina, em São Paulo (SP)
Exposição interativa no Museu da Vacina mostra como os imunizantes são produzidos. Foto:  Rogério Cassimiro/Governo do Estado de SP

No entanto, a taxa está em declínio e ficou em 66% no ano passado, bem abaixo dos 95% recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Com isso, doenças já erradicadas graças aos imunizantes, como sarampo e poliomielite, correm o risco de voltar. O cenário preocupa o Ministério da Saúde, que anunciou em janeiro o  cronograma do Programa Nacional de Vacinação 2023. 

O projeto de um museu dedicado à vacinação nasceu em 2018, mas ganhou força com a pandemia de covid-19 – e o papel central desempenhado pela imunização no controle do coronavírus.  

Onde fica o Museu da Vacina

O Museu da Vacina ocupa a Casa Rosa, prédio histórico do Butantan
O Museu da Vacina ocupa a Casa Rosa, prédio histórico do Instituto Butantan.

Tecnológico e interativo, o Museu da Vacina fica alocado na Casa Rosa, prédio histórico do Instituto Butantan datado do final do século 19, e faz parte do Parque da Ciência. 

Atualmente um dos principais centros de pesquisa e difusão científica no Brasil, o Instituto Butantan também produz e distribui imunizantes para o Sistema Único de Saúde (SUS). 

Leia + Conheça 3 lugares de memória e lembrança do Holocausto no Brasil

De acordo com o documento Guia de Arquitetura Butantan, o instituto foi criado na virada do século 20, durante um surto de peste bubônica no porto de Santos (SP). “Diante da epidemia, o governo do estado decidiu iniciar a produção de soro antipestoso, que até então era importado de Paris. Contudo, necessitava de local isolado e seguro. Em 1899 adquire a Fazenda Butantan (de ybytatá, que em tupi significa “terra dura e socada”), a 9 km do centro da capital paulista para esse fim”, descreve o documento. 

Museu da Vacina: cadernetas antigas de vacinação fazem parte da exposição
Museu da Vacina: objetos históricos, como cadernetas antigas de vacinação, fazem parte da exposição. Foto: Rogério Cassimiro/Governo do Estado de SP

Além de abrigar outros dois museus – o Museu do Instituto Butantan (MIB) e o Museu Histórico – o complexo do Instituto Butantan fica na zona oeste de São Paulo e conta também com serpentários e áreas verdes. Ali também fica o Hospital Vital Brasil, dedicado aos casos envolvendo animais peçonhentos, como cobras, aranhas e escorpiões. 

O Museu da Vacina funciona de terça a domingo e a entrada é gratuita para estudantes de escolas públicas com agendamento prévio, pessoas com deficiência, idosos e crianças de até 7 anos. 

Como criar um Museu Comunitário?

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.