Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 24 de janeiro de 2024

Museu da Democracia: conheça o memorial virtual dedicado à reflexão sobre o 08 de janeiro

por

Resumo: A resistência aos ataques antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023 deram origem a uma plataforma virtual com uma exposição que traz registros sobre a data e propõe uma reflexão sobre o estado de direito democrático. Saiba mais sobre o Museu da Democracia, que será inaugurado na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, em 2025.

Criado para ser uma estratégia de defesa e autocrítica do atual regime político vigente no Brasil, o Museu da Democracia conta com um repositório virtual para sistematizar, organizar e difundir um catálogo de memória e desenvolvimento de coleções da sociedade civil sobre a democracia contemporânea.

Leia + Democracia e Direitos Humanos: 8 livros para refletir em 2024

A plataforma traz uma exposição virtual sobre a resistência contra os ataques antidemocráticos ocorridos em 8 de janeiro de 2023. Esse é um pontapé inicial para os processos de concepção, criação e desenvolvimento de um museu físico, com inauguração prevista para 2025 na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF).

A iniciativa é liderada pelo Ministério da Cultura (MinC), Sistema Brasileiro de Museus (SBM) e Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

A proposta do museu também é refletir sobre a promoção de ações que contribuam para a valorização do Estado Democrático de Direito e desenvolver ações educativas e culturais focadas na mobilização perceptiva, afetiva e cognitiva de diferentes públicos.

Memorial do ato antidemocrático

O repositório que dá origem ao Museu da Democracia traz um memorial sobre o dia em que manifestantes radicais de extrema-direita invadiram o Palácio dos Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal (STF) em Brasília, no dia 8 de janeiro do ano passado. O acervo traz uma ordem cronológica dos ataques para ajudar a compreender a dinâmica dos crimes ocorridos.

Também estão disponíveis um complicado de notícias publicadas pela imprensa no dia dos ataques, os documentários “Domingo no Golpe” e “Em Processo”, ambos sobre os acontecimentos da data, e registros sobre democracia confeccionados por grupos e coletivos da sociedade civil.

Leia + 8 de janeiro: Atos em defesa da democracia marcam 1 ano de ataques em Brasília 

Repositório online do Museu da Democracia traz registros da destruição do patrimônio público no ato antidemocrático de 8 de janeiro de 2023. Foto: Acervo/Museu da Democracia

“Nesse museu, vamos contemplar a história da democracia no Brasil, mas também falar sobre a história da escravidão e a relação com os povos originários. Será um museu histórico, onde queremos que esteja a memória, conectando com outras manifestações democráticas que existem no Brasil. Será um museu onde teremos acolhimento e também refletiremos sobre esses acontecimentos com outros museus”, afirmou Margareth Menezes, ministra da Cultura, em evento sobre o anúncio do museu.

Na plataforma do repositório, a sociedade também pode contribuir ao responder a um formulário sobre as percepções pessoais sobre a democracia e o que espera do museu. As obras para a construção do Museu da Democracia receberão R$ 40 milhões do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). 

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.