Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 2 de maio de 2022

Sesc promove seminário Corpas Saberes e Territórios nas Artes e na Educação

De 04/05/2022 até 07/05/2022

De 4 a 7 de maio, o Sesc recebe o seminário Corpas, Saberes e Territórios nas Artes e na Educação, promovendo diálogos entre acadêmicos e não acadêmicos que têm, em suas práticas pessoais, pedagógicas e de pesquisa, vivências encantadas de estar no mundo.

Em um encontro político e cultural, o evento aborda os saberes dos territórios, do corpo, a  poética das artes e outras linguagens.

O encontro é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa em Imagem, História e Memória, Mediação, Arte e Educação (GPIHMAE) e do Grupo de Estudos Egungun, ambos vinculados ao Programa de Pós Graduação em Artes (PPGArtes) da Unesp, realizado em conjunto com Sesc São Paulo, CAPES PROAP/AUXPE, ProfArtes-IA e PPGArtes-IA.

Devido à pandemia mundial de Covid-19, o evento será totalmente remoto com inscrições gratuitas e abertas a todos interessados em apresentar suas pesquisas, projetos e práticas; e também aos demais participantes.

Confira a programação!

Mesas

Realizadas ao longo dos quatro dias do Seminário, a proposta de todas as mesas é dialogar sobre os saberes e conhecimentos que atravessam o tema do evento que são: corpas, saberes e territorialidades.

As inscrições serão realizadas do site do Sesc São Paulo e a transmissão será pelo canal Sesc Avenida Paulista no YouTube.

Será emitido certificado de participação para as pessoas que se inscreverem para as mesas. As inscrições estão abertas até dia 3 de maio de 2022.

04/05 – 19h às 21 | Mesa 01 – Conversas sobre o tempo

Com Vóvó Cici e Leda Maria Martins

Mediação de Moa Simplício

A mesa reúne duas sensíveis observadoras sobre acontecimentos, poesias e saberes afro-brasileiros que constituem as raízes do Brasil. O tempo, elemento fundamental da constituição do ser humano e da criação de suas poéticas para existir, será a “linha” que costurará esse diálogo.

  • 05/05 – 19h às 21h | Mesa 02 –  Poéticas, saberes e memórias

Com Juliana dos Santos e Geni Núñez

Mediação de Budga Deroby Nhambiquara

As corpas inscrevem e são reescritas por meio de grafias geradas pelos acontecimentos  culturais, sociais e políticos. Diante desse apontamento: como criar uma narrativa que espalhe grafias outras de memórias, poéticas e conhecimentos na sociedade e nas corpas?

  • 06/05 – 19h às 21h | Mesa 03 –  Ritos, performance e corporeidade

Com Eduardo Miranda e Castiel Vitorino Brasileiro

Mediação de Sarah Castro

Os ritos, performances e saberes são formas das corpas estarem e criarem um território político e poético para existir. Diante desse apontamento, como as corpas e os saberes podem inventar poéticas para criar territórios habitáveis e de reencanto por meio do saber?

  • 07/05 – 16h às 18h | Mesa 04 – Criando territórios para outros saberes 

Com Rejane Coutinho, Rita Bredariolli, Giselda Perê e Mirella Maria

Mediação de Raquel Santos

Quais as poéticas e contribuições que o acesso de outras corpas e saberes no território acadêmico podem mobilizar? Como criar territórios possíveis para pensar e acolher processos artísticos, de pesquisa e educativos dentro da academia, a partir de outras epistemes como afro-brasileiras e dos povos originários?

Minicursos

Realizados entre os  5 a 7 de maio, os atravessamentos poéticos dos minicursos abordam questões que envolvem as encruzilhadas e cruzamentos por meio das poéticas das artes e outras linguagens, o saber ancestral e os saberes presentes no corpo.

Para saber mais, confira a programação completa clicando aqui. 

O quê

Seminário Corpas, Saberes e Territórios nas Artes e na Educação

Quando

De 04/05/2022 até 07/05/2022

A importância de ouvir crianças na criação de territórios democráticos

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.