publicado dia 2 de maio de 2022
Sesc promove seminário Corpas Saberes e Territórios nas Artes e na Educação
De 04/05/2022 até 07/05/2022
publicado dia 2 de maio de 2022
De 04/05/2022 até 07/05/2022
De 4 a 7 de maio, o Sesc recebe o seminário Corpas, Saberes e Territórios nas Artes e na Educação, promovendo diálogos entre acadêmicos e não acadêmicos que têm, em suas práticas pessoais, pedagógicas e de pesquisa, vivências encantadas de estar no mundo.
Em um encontro político e cultural, o evento aborda os saberes dos territórios, do corpo, a poética das artes e outras linguagens.
O encontro é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa em Imagem, História e Memória, Mediação, Arte e Educação (GPIHMAE) e do Grupo de Estudos Egungun, ambos vinculados ao Programa de Pós Graduação em Artes (PPGArtes) da Unesp, realizado em conjunto com Sesc São Paulo, CAPES PROAP/AUXPE, ProfArtes-IA e PPGArtes-IA.
Devido à pandemia mundial de Covid-19, o evento será totalmente remoto com inscrições gratuitas e abertas a todos interessados em apresentar suas pesquisas, projetos e práticas; e também aos demais participantes.
Confira a programação!
Mesas
Realizadas ao longo dos quatro dias do Seminário, a proposta de todas as mesas é dialogar sobre os saberes e conhecimentos que atravessam o tema do evento que são: corpas, saberes e territorialidades.
As inscrições serão realizadas do site do Sesc São Paulo e a transmissão será pelo canal Sesc Avenida Paulista no YouTube.
Será emitido certificado de participação para as pessoas que se inscreverem para as mesas. As inscrições estão abertas até dia 3 de maio de 2022.
04/05 – 19h às 21 | Mesa 01 – Conversas sobre o tempo
Com Vóvó Cici e Leda Maria Martins
Mediação de Moa Simplício
A mesa reúne duas sensíveis observadoras sobre acontecimentos, poesias e saberes afro-brasileiros que constituem as raízes do Brasil. O tempo, elemento fundamental da constituição do ser humano e da criação de suas poéticas para existir, será a “linha” que costurará esse diálogo.
Com Juliana dos Santos e Geni Núñez
Mediação de Budga Deroby Nhambiquara
As corpas inscrevem e são reescritas por meio de grafias geradas pelos acontecimentos culturais, sociais e políticos. Diante desse apontamento: como criar uma narrativa que espalhe grafias outras de memórias, poéticas e conhecimentos na sociedade e nas corpas?
Com Eduardo Miranda e Castiel Vitorino Brasileiro
Mediação de Sarah Castro
Os ritos, performances e saberes são formas das corpas estarem e criarem um território político e poético para existir. Diante desse apontamento, como as corpas e os saberes podem inventar poéticas para criar territórios habitáveis e de reencanto por meio do saber?
Com Rejane Coutinho, Rita Bredariolli, Giselda Perê e Mirella Maria
Mediação de Raquel Santos
Quais as poéticas e contribuições que o acesso de outras corpas e saberes no território acadêmico podem mobilizar? Como criar territórios possíveis para pensar e acolher processos artísticos, de pesquisa e educativos dentro da academia, a partir de outras epistemes como afro-brasileiras e dos povos originários?
Minicursos
Realizados entre os 5 a 7 de maio, os atravessamentos poéticos dos minicursos abordam questões que envolvem as encruzilhadas e cruzamentos por meio das poéticas das artes e outras linguagens, o saber ancestral e os saberes presentes no corpo.
Para saber mais, confira a programação completa clicando aqui.
Seminário Corpas, Saberes e Territórios nas Artes e na Educação
De 04/05/2022 até 07/05/2022