Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 18 de agosto de 2023

“Se a cidade, se a cidade fosse minha” é tema da 9ª Jornada do Patrimônio em São Paulo

De 19/08/2023 até 20/08/2023

📄Resumo: A 9ª Jornada do Patrimônio 2023 acontece em São Paulo (SP) neste final de semana (19 e 20/08) com atividades centradas na memória histórica da cidade e do patrimônio.

Entre os dias 19 e 20 de agosto, a cidade de São Paulo (SP) dá palco à Jornada do Patrimônio 2023, instituída pela primeira vez em 2016, pela Lei Municipal nº. 16.546.

Realizada pela Secretaria Municipal de Cultura, a Jornada do Patrimônio tem como propósito valorizar o patrimônio cultural da cidade, aproximando a população da História deste território, por meio de monumentos, museus, praças, igrejas e prédios.

Além das atividades voltadas ao patrimônio e à memória histórica, a Jornada promove cultura por meio de intervenções artísticas que dialogam com o tema e que estão espalhadas nas diferentes regiões da cidade.

Leia + Roberto Andrés: “Junho de 2013 colocou o direito à cidade no centro do tabuleiro”

“Se a cidade fosse minha”: Jornada do Patrimônio 2023 

O tema da 9ª edição da Jornada parafraseia uma cantiga de ninar a fim de fazer uma provocação, em tom lúdico, com o direito à cidade. Dessa forma, o intuito do evento é incentivar as pessoas a redescobrirem a cidade, conhecer mais sobre as histórias que forjaram esse chão e tomar a cidade para si, ocupando seus espaços públicos.

A programação, com mais de 300 atrações dividas por todas as regiões de São Paulo, é composta de propostas desenvolvidas por membros da sociedade civil e dividida em duas modalidades:

  • Roteiros, culturais e de visita a imóveis; e
  • Conversas e Cursos, desenvolvidos por servidores públicos e instituições.

Assim, a Jornada do Patrimônio credenciou desde educadores até mestres de cultura popular como guias de passeios culturais com o objetivo de revelar personagens, histórias, práticas sociais, espaços urbanos e edifícios que são importantes memórias da cidade.

Leia + Urbanismo daltônico: por que direito à cidade precisa ser pensado sob uma perspectiva racial

Como parte da programação, o Guia Negro fará uma Caminhada especial, em parceria com o Sesc do Carmo, voltando-se especificamente à memória negra de São Paulo, na contramão de apagamentos aos patrimônios tanto materiais, quanto imateriais da negritude em solo paulistano.

Nesse sentido, O Museu Afro Brasil, no Parque Ibirapuera também fará uma tributo a Emanoel Araújo, multiartista plástico, curador e museólogo, quem fundou o museu.

Além dos roteiros e cursos, a Jornada do Patrimônio também conta com uma programação artística pulsante e gratuita, com, por exemplo:

  • Apresentação da Orquestra Mundana Refugi, no Museu da Imigração, dando destaque ao talento dos refugiados;
  • A peça “Quarto de Despejo”, inspirada no livro da renomada autora negra Carolina Maria de Jesus e encenada pela Companhia Evoé na Cinemateca Brasileira;
  • Shows das cantoras Negra Li, Linn Da Quebrada e Ellen Oléria, e do Mc Bin Laden;
  • O espetáculo infantil “Rita? Li!”, em homenagem à cantora.

📌Confira toda a programação aqui.

O quê

9ª Jornada do Patrimônio

Quando

De 19/08/2023 até 20/08/2023

Onde

Diversos pontos da cidade de São Paulo

Mais informações

http://jornadadopatrimonio.prefeitura.sp.gov.br/

Caminhada São Paulo Negra resgata memória da diáspora africana no centro da cidade

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.