Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 10 de setembro de 2021

Jornada do Patrimônio 2021 busca resgatar e preservar memória de São Paulo

De 11/09/2021 até 12/09/2021

Como uma forma de resgatar e preservar a memória da cidade de São Paulo, acontece neste final de semana, nos dias 11 e 12 de setembro, a Jornada do Patrimônio. Será a sétima edição do evento criado pela Secretaria Municipal de Cultura e organizada, anualmente, pelo Departamento do Patrimônio Histórico.  A Jornada tem por objetivo proporcionar uma ampla reflexão sobre lugares simbólicos que compõem a história da cidade.

O tema definido para a Jornada do Patrimônio 2021 é “Nossos Lugares, Nossas Histórias” e homenageará os esforços, cuidados e o conhecimento científico dos profissionais da área da saúde que têm atuado na linha de frente no enfrentamento à pandemia da Covid-19, e também ampliará o olhar sobre as narrativas latentes espraiadas no território. Narrativas que dão significados à saúde pública, às resistências negra e indígena, às lutas e sociabilidade LGBT+, entre tantas outras.

Como acontece desde sua primeira edição, realizada em 2015, a Jornada irá abrir espaço para as três tradicionais linhas de atuação colaborativa que marcam o evento; assim, proprietários, coletivos, pesquisadores e a população em geral podem se inscrever nos editais: Imóveis Históricos, Roteiros de Memória e Oficinas e Palestras.

Nesta edição, em sua maior parte online, o site da Jornada será o articulador dos encontros e das diversas atividades que ocorrerão ao longo de dois dias, incluindo um mapa interativo da cidade com possibilidade de acesso por regiões, tipo de evento e outros aspectos da programação.

Em apenas dois dias, o evento contará com mais de 100 oficinas e palestras, que abordarão temáticas ligadas a território, racismo, LGBTQIA+, representatividade e memória.

Centro Cultural Vila Itororó

O Centro Cultural Vila Itororó é um espaço público e cultural da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo que contempla um conjunto remanescente de edificações construídas nos anos 1920 e que iniciou uma fase de restauro em 2013.

Fazendo parte do circuito cultural paulistano e integrando a Jornada do Patrimônio, o local será aberto ao público nesta sexta-feira (10/09) a partir das 18h com programação gratuita. Com edificações construídas entre os bairros da Liberdade e da Bela Vista, o local ocupa um espaço de cerca de 6 mil metros quadrados e foi tombado pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp), em 2002 e pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat), em 2005.

Para marcar a reabertura e como parte da programação da Jornada, a Vila recebe espetáculos, como a peça “Adoniran reencontra Elis na Vila”, dirigida por Paula Klein, que encena o icônico momento vivido pelos músicos nos anos 70; será no sábado (11/09), a partir das 18h.

Entre as novas atividades previstas para o Centro Cultural Vila Itororó, estão sessões de cinema ao ar livre, às quintas-feiras, com o projeto Cine Clube Éden e um espaço esportivo que será palco de intervenções artísticas e musicais. Haverá também um acervo literário voltado, especialmente, para literatura infanto-juvenil, que também envolve material relacionado a patrimônio cultural, arquitetura e história, incluindo conteúdo sobre a ocupação da Vila.

Caminho das Folhas

Também integrando a Jornada do Patrimônio 2021, o Caminho das Folhas propõe um roteiro com a proposta inusitada para conhecer arvores medicinais e sagradas na região de Santa Cecília.

A ideia é percorrer a pé um trajeto que parte do metrô Santa Cecília até a Avenida Pacaembu, passando por ruas dos bairros Perdizes, Higienópolis e Santa Cecília, e conhecendo histórias e receitas de utilização das folhas, cascas e flores em banhos, chás e outras dicas de cuidado.

A programação está prevista para ter início às 15 horas deste sábado (11/09) no metrô Santa Cecília e tem o objetivo de manter vivas as tradições de curas ancestrais, advindas da natureza. Mais informações podem ser obtidas pelo email [email protected].

O quê

Jornada do Patrimônio 2021

Quando

De 11/09/2021 até 12/09/2021

Onde

São Paulo

Mais informações

(11) 3397-0220

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.