Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 5 de abril de 2023

Prêmios do Ministério dos Direitos Humanos e da Cultura celebram Luiz Gama e Carolina Maria de Jesus

por

Duas importantes figuras negras da luta antirracista no Brasil – o abolicionista e advogado Luiz Gama (1830-1882) e a escritora Carolina Maria de Jesus (1914-1977) – foram reconhecidas nesta semana no campo dos Direitos Humanos e da Literatura no Brasil. 

O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) criou, nesta segunda-feira, 3 de abril, o Prêmio Luiz Gama de Direitos Humanos, que será concedido, a cada dois anos, para figuras de destaque na defesa e promoção dos Direitos Humanos no Brasil. O prêmio foi instituído no lugar da Ordem do Mérito Princesa Isabel, criada em dezembro de 2022 pelo antigo governo.  

Leia + Beatriz Nascimento: Corpo negro produzindo História nos quilombos do passado e do agora

Já o Ministério da Cultura (MinC) lançou o Prêmio Carolina Maria de Jesus de Literatura Produzida por Mulheres 2023 – o maior edital literário voltado a mulheres lançado no país. A iniciativa irá fornecer R$ 2 milhões a 40 obras inéditas escritas por mulheres, sendo R$ 50 mil para cada escritora.  

As duas ações são de suma importância educativa, de um lado por reaver o protagonismo da luta antirracista a uma figura negra de importância nacional, como Luiz Gama, e de outro por incentivar a produção literária feminina e homenagear um dos grandes nomes da literatura brasileira, Carolina Maria de Jesus.  

“Não se trata de afirmar que uma pessoa branca não possa integrar a luta antirracista, mas de reafirmar o símbolo vital que envolve essa substituição: o reconhecimento de um homem negro abolicionista enquanto defensor dos direitos humanos”, explicou a secretária-executiva do Ministério dos Direitos Humanos, Rita Oliveira, em nota no site oficial do ministério, em alusão à exclusão de Princesa Isabel do nome do prêmio. 

Quem foi Luiz Gama?  Luiz Gama foi jornalista, escritor, poeta e líder abolicionista brasileiro. Apesar de ter nascido livre, foi vendido pelo pai português como escravo para pagar uma dívida de jogo. Aos 18 anos fugiu e em 1850 passou a ser aluno ouvinte do curso de direito da atual Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. A partir de então, Gama passou a atuar na defesa jurídica de pessoas negras escravizadas.  

Edital literário Carolina Maria de Jesus 

Uma pesquisa realizada pelo Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea, coletivo de pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB), aponta disparidade racial e de gênero no campo literário: 70% dos livros publicados por grandes editoras brasileiras entre os anos de 1965 e 2014 foram escritos por homens, sendo 90% deles brancos e ao menos 50% originários do eixo Rio de Janeiro – São Paulo.  

Cerimônia de lançamento do Prêmio Carolina Maria de Jesus de Literatura Produzida por Mulheres 2023. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Cerimônia de lançamento do Prêmio Carolina Maria de Jesus de Literatura Produzida por Mulheres 2023. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O edital literário do Prêmio Carolina Maria de Jesus de Literatura Produzida por Mulheres pressupõe, portanto, que, ao menos:

  • 20% das obras premiadas deverão ser de mulheres negras,  
  • 10% de mulheres indígenas,  
  • 10% de mulheres com deficiência,  
  • 5% de mulheres ciganas, e  
  • 5% de mulheres quilombolas 

O novo edital literário tem como função promover a diversidade de gênero e étnico-racial, numa perspectiva de políticas afirmativas que atendem os princípios e diretrizes do Plano Nacional do Livro e Leitura e da Política Nacional de Leitura e Escrita.

Quem foi Carolina Maria de Jesus?  Autora do famoso livro “Quarto de Despejo: diário de uma favelada”, traduzido em 13 línguas e vendido em mais de 40 países, Carolina Maria de Jesus é uma das mais importantes escritoras brasileiras do século 20. Mulher negra, periférica, mãe solo e catadora de material reciclável, Carolina de Jesus nasceu em 1914 e publicou seu primeiro livro em 1960. Ela também foi cantora e compositora, onde demonstrou, pelo samba, sua luta política e cultural.  

O edital do Prêmio Carolina Maria de Jesus também é o primeiro construído a partir de uma lógica acessível e inclusiva: com linguagem simples, direito visual e design editorial. O documento é resultado de uma parceria do MinC com o ÍRIS, Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará.  

Saiba Mais
Prêmio Maria Carolina de Jesus de Literatura Produzida por Mulheres 2023
Inscrições: 12 de abril a 10 de junho de 2023
Link do edital

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.