Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 13 de setembro de 2023

Primavera dos Museus celebra diversidade e democracia em 2023 

De 18/09/2023 até 24/09/2023

📄Resumo: Com o tema “Memórias e Democracia, pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas”, a 17ª Primavera dos Museus mobiliza museus e espaços de memória nas cinco regiões do país entre 18 e 24/09. Neste ano, a temporada cultural, organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), resgata a importância das memórias de grupos minorizados para a consolidação da democracia no Brasil. 

Organizada anualmente pelo Ministério da Cultura (Minc) desde 2007, a Primavera dos Museus é uma temporada cultural coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), órgão ligado à pasta. Seu objetivo é promover e divulgar os museus brasileiros, além de intensificar a conexão entre os espaços e a sociedade.  

Leia + Diversidade: conheça 4 espaços de memória LGBTQIAPN+ 

Em 2023, a proposta é também estimular que os museus – difusores da memória, da cultura e das artes – contribuam para o reconhecimento, valorização e protagonismo de segmentos minorizados da população (como as pessoas LGBTQIAPN+, indígenas e quilombolas) na produção de suas próprias memórias. 

A pauta é urgente, uma vez que são poucos os museus e espaços de memória dedicados a populações minorizadas. “Da mesma forma que políticas públicas voltadas aos LGBT seguem escassas, a maioria dos museus e espaços de memória continua estagnada em suas ações quando o assunto é diversidade sexual”, explica o artigo Memória e esquecimento LGBT nos museus, patrimônios e espaços de memória no Brasil, de autoria de Jean Baptista e Tony Boita, publicado em 2017 na Revista do Centro de Pesquisa e Formação do SESC-SP.

Primavera dos Museus celebra diversidade e democracia em 2023 
Primavera dos Museus celebra diversidade e democracia em 2023. Na imagem, sala do Museu do Ipiranga, em São Paulo (SP).

“Onde estão essas pessoas nos museus? Que acervos representativos de suas culturas eles preservam? Como eles são apresentados para a sociedade e como os museus contribuem para seu reconhecimento e valorização? Quem os museus ouvem quando tratam de pessoas LGBT+,indígenas e quilombolas?”, questiona o texto de referência da 17ª edição da Primavera dos Museus.  

Leia + 10 exposições que ajudam a explicar o Brasil

O texto também reafirma a ligação direta entre democracia e memória: “Portanto, a memória é um elemento vital para a construção da democracia e para a promoção da igualdade e da justiça social. Por um lado, preservar as memórias das pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas é fundamental para que suas lutas, realizações e identidades sejam valorizadas e respeitadas na sociedade contemporânea e os museus têm essa responsabilidade”. 

Conheça a programação completa, por região, nos links abaixo:

🌼Programação | Primavera dos Museus 2023 

O quê

17ª Primavera dos Museus

Quando

De 18/09/2023 até 24/09/2023

Mais informações

https://www.gov.br/museus/pt-br/assuntos/eventos/17a-primavera-dos-museus/programacao

Diversidade: conheça 4 espaços de memória e museus LGBTQIAPN+

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.