Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 17 de outubro de 2023

Com Djamila Ribeiro, Feira do Livro e Literatura movimenta Diadema (SP) 

De 19/10/2023 até 21/10/2023

📄Resumo: Em 2023, a segunda edição da Feira do Livro e Literatura de Diadema (FLID) homenageia a escritora Lygia Fagundes Telles e promove três dias de programação gratuita no território do município. Entre os destaques da programação, estão encontros com escritores como Djamila Ribeiro, Cristino Wapichana e Marcelo D’Salete. 

Com a presença de expoentes da Literatura negra e indígena, a Feira do Livro e Literatura de Diadema (FLID) promove três dias de programação gratuita dedicados ao universo literário, entre 19 e 21/10. 

Leia + 6 livros para discutir racismo no Brasil hoje

Além de encontros com os escritores Cristino Wapichana, Djamila Ribeiro e Amara Moira, a programação da FLID envolve , oficinas, exposições e lançamentos de livros em Diadema. Batalhas de rimas e apresentações culturais também fazem parte da programação do evento. 

Neste ano, a homenageada é a escritora Lygia Fagundes Telles (1918-2022), autora de As Meninas e membro da Academia Brasileira de Letras (ABL). Falecida em 2022, Lygia Fagundes Telles é considerada um dos maiores nomes da Literatura no Brasil. 

Leia + Diadema (SP) aposta na articulação intersetorial contra violências nas escolas

Conheça, abaixo, destaques da programação da Feira do Livro e Literatura de Diadema: 

19/10 – Quinta-feira 

No primeiro dia do evento, será possível participar de um encontro literário com o escritor indígena Cristino Wapichana. Contador de histórias e produtor cultural, Cristino Wapichana nasceu em Boa Vista (RR) em 1971 e é autor de A Boca da Noite (2016) e um dos autores de Cada remada uma história (2023).

Às 20h, o encontro é com a escritora e filósofa Djamila Ribeiro, autora de Pequeno Manual Antirracista (2019) e Lugar de Fala (2017). Expoente do feminismo negro brasileiro, Djamila dialogará com a mediadora Ifé Rosa Oadq no Teatro Clara Nunes. Para este evento específico, é preciso retirar ingresso com antecedência.

20/10 – Sexta-feira 

No segundo dia, o encontro literário é com o escritor José Roberto Torero. Vencedor do Prêmio Jabuti na categoria Romance em 1995 com o livro O Chalaça, atualmente dedica-se principalmente à Literatura Infantil. 

No período da noite, o destaque é para o Sarau da Educação, que reunirá professores da rede municipal de Educação.

21/10 – Sábado 

O último dia de programação abre espaço para discussão sobre quadrinhos e negritude, com a presença do quadrinista, ilustrador e professor Marcelo D’Salete, autor de Angola Janga. Na ocasião, D’Salete conversará com o também quadrinista Alex Mir, autor de quadrinhos com temática de religiões de matriz africana.

A programação também conta com um encontro com a escritora Amara Moira, que abordará temáticas antirracistas, feministas e LGBTQIAPN+. Completam a programação batalhas de rimas e apresentação do Slam das Minas.

O quê

Feira do Livro e Literatura movimenta Diadema (SP) 

Quando

De 19/10/2023 às 08:00 até 21/10/2023 às 20:00

Onde

Centro Cultural Diadema

Mais informações

https://portal.diadema.sp.gov.br/flid-2023-vai-homenagear-a-escritora-lygia-fagundes-telles/

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.