publicado dia 13 de setembro de 2023
Primavera dos Museus celebra diversidade e democracia em 2023
De 18/09/2023 até 24/09/2023
publicado dia 13 de setembro de 2023
De 18/09/2023 até 24/09/2023
📄Resumo: Com o tema “Memórias e Democracia, pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas”, a 17ª Primavera dos Museus mobiliza museus e espaços de memória nas cinco regiões do país entre 18 e 24/09. Neste ano, a temporada cultural, organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), resgata a importância das memórias de grupos minorizados para a consolidação da democracia no Brasil.
Organizada anualmente pelo Ministério da Cultura (Minc) desde 2007, a Primavera dos Museus é uma temporada cultural coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), órgão ligado à pasta. Seu objetivo é promover e divulgar os museus brasileiros, além de intensificar a conexão entre os espaços e a sociedade.
Leia + Diversidade: conheça 4 espaços de memória LGBTQIAPN+
Em 2023, a proposta é também estimular que os museus – difusores da memória, da cultura e das artes – contribuam para o reconhecimento, valorização e protagonismo de segmentos minorizados da população (como as pessoas LGBTQIAPN+, indígenas e quilombolas) na produção de suas próprias memórias.
A pauta é urgente, uma vez que são poucos os museus e espaços de memória dedicados a populações minorizadas. “Da mesma forma que políticas públicas voltadas aos LGBT seguem escassas, a maioria dos museus e espaços de memória continua estagnada em suas ações quando o assunto é diversidade sexual”, explica o artigo Memória e esquecimento LGBT nos museus, patrimônios e espaços de memória no Brasil, de autoria de Jean Baptista e Tony Boita, publicado em 2017 na Revista do Centro de Pesquisa e Formação do SESC-SP.
“Onde estão essas pessoas nos museus? Que acervos representativos de suas culturas eles preservam? Como eles são apresentados para a sociedade e como os museus contribuem para seu reconhecimento e valorização? Quem os museus ouvem quando tratam de pessoas LGBT+,indígenas e quilombolas?”, questiona o texto de referência da 17ª edição da Primavera dos Museus.
Leia + 10 exposições que ajudam a explicar o Brasil
O texto também reafirma a ligação direta entre democracia e memória: “Portanto, a memória é um elemento vital para a construção da democracia e para a promoção da igualdade e da justiça social. Por um lado, preservar as memórias das pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas é fundamental para que suas lutas, realizações e identidades sejam valorizadas e respeitadas na sociedade contemporânea e os museus têm essa responsabilidade”.
Conheça a programação completa, por região, nos links abaixo:
🌼Programação | Primavera dos Museus 2023
17ª Primavera dos Museus
De 18/09/2023 até 24/09/2023
https://www.gov.br/museus/pt-br/assuntos/eventos/17a-primavera-dos-museus/programacao
Leia também