Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 10 de março de 2023

Inscreva-se para o 1º Encontro Brasileiro de Cidades das Crianças

De 18/03/2023 até 24/03/2023

O que pode ser feito para que as cidades eduquem e garantam os direitos das crianças que vivem em seu território? Com as políticas públicas para a infância no centro do debate, o 1º Encontro Brasileiro de Cidades das Crianças e Fórum Internacional das Infâncias acontecerá entre os dias 18 e 24 de março em Jundiaí (SP).

O evento reunirá integrantes brasileiros das Redes de Cidade da Criança e do Urban95, além de educadores, acadêmicos e profissionais envolvidos com o tema. Representantes do poder público, como a coordenadora geral de Educação Integral em Tempo Integral do Ministério da Educação (MEC), Raquel Franzim, também estarão presentes.

Além disso, o evento conta com o pedagogo italiano Francesco Tonucci, uma das vozes mais ativas e influentes do mundo no que diz respeito à participação social da infância na discussão pública sobre o futuro das cidades.

Leia + Francesco Tonucci: a criança como paradigma de uma cidade para todos

A programação do 1º Encontro Brasileiro de Cidades das Crianças será baseada em oito pontos prioritários do programa intersetorial para as infâncias já desenvolvido pelo município de Jundiaí. Entre eles, a participação das crianças, a garantia da autonomia e do direito à Educação, Saúde, Cultura e ao brincar. Também entrarão na pauta do evento a discussão do fortalecimento da rede internacional e a potencialização de ferramentas.

Leia + Projeto em Jundiaí (SP) compartilha histórias infantis com tecnologia

A programação foi dividida em dois blocos principais. O primeiro, realizado nos dias 19, 20 e 23 de março, contará com painéis com os temas Redes Internacionais, Promoção da Saúde, Educação Inovadora e Áreas do Brincar.

A proposta é que, após cada painel, aconteçam visitas guiadas aos equipamentos municipais relacionados às políticas públicas. Já nos dias 21 e 24 de março, a programação dos Fóruns da Infância centrará em debates sobre a promoção da participação social, da garantia da autonomia infantil e o direito à Cultura.

Por fim, o educador Francesco Tonucci fará uma reunião fechada com representantes de universidades para divulgar a criação da  Rede Brasileira Cidade das Crianças.

É possível encontrar a programação completa no site da Prefeitura de Jundiaí. As inscrições devem ser feitas por meio do formulário, disponível neste link. 

 

O quê

1º Encontro Brasileiro de Cidades das Crianças e Fórum Internacional das Infâncias

Quando

De 18/03/2023 até 24/03/2023

Onde

Jundiaí (SP)

Mais informações

https://cidadedascriancas.jundiai.sp.gov.br/encontro-brasileiro-cidades-das-criancas-e-forum-internacional-das-infancias/

Francesco Tonucci: a criança como paradigma de uma cidade para todos

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.