publicado dia 26 de janeiro de 2026
Agentes Socioambientais Urbanos: formação gratuita em São Paulo (SP) abre inscrições
De 03/03/2025 até 28/05/2025
publicado dia 26 de janeiro de 2026
De 03/03/2025 até 28/05/2025
📄Resumo: Já estão abertas as inscrições para a 21ª turma de Agentes Socioambientais Urbanos, iniciativa da Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMAPAZ) em São Paulo (SP). A formação é gratuita, conta com 40 vagas e é possível se candidatar até o dia 11/03.
Quer ativar a cidadania e colaborar para tornar a cidade mais sustentável? Gostaria de buscar soluções para desafios socioambientais no território onde vive?
Gratuita, a formação de Agentes Socioambientais Urbanos está com inscrições abertas para a próxima turma até o dia 11 de março. A iniciativa é do órgão gestor da Educação Ambiental em São Paulo (SP), a Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMAPAZ) por meio do Programa Carta da Terra.
Com 40 vagas disponíveis, o curso presencial está previsto para acontecer entre 03 de março e 28 de maio, às terças e quintas e com alguns encontros aos sábados.
Leia Mais
O resultado da seleção dos cursistas será divulgado até 16 de fevereiro. Para participar, é preciso preencher o formulário disponibilizado pelos organizadores.
Não há um perfil específico para participar da formação: já fizeram parte das turmas anteriores desde professores de escolas públicas até lideranças comunitárias, passando por profissionais da área da Saúde, arquitetos, urbanistas, agricultores e donas-de-casa.
Como é a formação de um Agente Socioambiental Urbano
Em linhas gerais, o curso de formação de agentes socioambientais urbanos dura de 3 a 4 meses e oferece aulas práticas e teóricas. No módulo introdutório, o curso informa sobre os pilares metodológicos que norteiam o programa: o documento Carta da Terra e os objetivos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), além dos conceitos de complexidade, cidade educadora (território educativo) e Educação Ambiental crítica e emancipatória.
Leia + Mudanças climáticas podem comprometer o futuro de milhões de crianças
No decorrer das aulas, os estudantes também aprendem sobre gestão de recursos hídricos, biodiversidade, gestão de resíduos e mobilidade no contexto paulistano. Ao final do curso, cada participante propõe uma ação ambiental para o seu território, que pode ser individual ou coletiva. Já foram realizados mutirões para reformar praças, criação de espaços para hortas em escolas, oficinas de fotografia para crianças e até documentários resgatando a memória de um bairro ou comunidade.
“Cada agente socioambiental urbano parte da realidade local – com todas as suas potencialidades, carências e conflitos – e da experiência real do seu território, para planejar e desenvolver ações que conectam o cuidado com o território com a transformação social”, explica a facilitadora do curso, Débora Pontalti.
🔎Saiba Mais
Formação de Agentes Socioambientais Urbanos - Turma 21
De 03/03/2025 até 28/05/2025
Sede da UMAPAZ | Av. Quarto Centenário, 1268, Portão 7A, São Paulo (SP)
https://prefeitura.sp.gov.br/web/meio_ambiente/w/forma%C3%A7%C3%A3o-de-agentes-socioambientais-urbanos-turma-21