Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 3 de fevereiro de 2023

Curso em São Paulo capacita jovens para colocar em prática soluções baseadas na natureza

De 04/03/2023 até 15/04/2023

Você já ouviu falar de soluções baseadas na natureza? Também conhecida pela sigla SBN, trata-se de um termo guarda-chuva para definir ações, propostas ou soluções inspiradas e apoiadas pela natureza, capazes de trazer benefícios para o meio ambiente, economia e sociedade.

Leia + Glossário: Soluções baseadas na natureza (SBN)

A instalação de telhados verdes, por exemplo, é uma solução baseada na natureza capaz de reduzir o calor das edificações e contribuir para a redução do escoamento da água da chuva nas cidades.

Além disso, as SBNs carregam um grande potencial de mitigação e adaptação aos impactos causados pelas mudanças climáticas em curso, aumentando sua relevância diante dos desafios do meio urbano agravados pelas transformações do clima na Terra.

Leia + Mudanças climáticas podem comprometer o futuro de milhões de crianças

A União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), entidade que cunhou o termo, define soluções baseadas na natureza como “ações para proteger, manejar de forma sustentável e restaurar ecossistemas naturais e modificados, que abordam desafios sociais de forma efetiva e adaptativa, promovendo o bem-estar humano e benefícios para a biodiversidade”.

Rolê da resistência: soluções baseadas na natureza na prática 

Capacitar jovens entre 18 e 25 anos para colocar a mão na massa, conhecer ferramentas e explorar as potencialidades das soluções baseadas na natureza é o objetivo do curso Rolê da Resistência: implementando Soluções Baseadas na Natureza no meio urbano. A iniciativa é da secretaria do Verde e Meio Ambiente de São Paulo (SP) em parceria com o Programa Carta da Terra em Ação.

Entre os temas abordados pelo curso estão o manejo das águas, abordados a partir de uma caminhada em um curso d’ água urbano, agroecologia e a importância dos polinizadores no meio urbano.

O curso dispõe de 40 vagas, é gratuito e conta com uma metodologia prática, com saídas e vivências nos territórios na cidade de São Paulo. As aulas e encontros serão promovidos ao longo do mês de março e abril de 2023. Para garantir o certificado, é preciso frequência mínima de 75% do curso. Saiba mais informações abaixo e inscreva-se até 15 de fevereiro.

O quê

Rolê da Resistência: implementando Soluções Baseadas na Natureza no meio urbano

Quando

De 04/03/2023 às 09:00 até 15/04/2023 às 17:00

Inscrições

02/02/2023 - 15/02/2023

Mais informações

http://bit.ly/RoleDaResistencia

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.