Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 3 de fevereiro de 2023

Soluções baseadas na Natureza (SbN)

Publicado dia 3 de fevereiro de 2023

Soluções baseadas na Natureza (SbN)

Soluções baseadas na Natureza (SbN) é um termo guarda-chuva para definir abordagens e propostas inovadoras que visam solucionar problemas socioambientais utilizando a natureza como fonte de inspiração.

Assim, ao mimetizar processos naturais e aproveitar recursos ecológicos, tais soluções são estratégicas para combater desafios atuais complexos, como as mudanças climáticas, a proteção da biodiversidade, o gerenciamento de águas e a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Leia + Curso em São Paulo capacita jovens para colocar em prática soluções baseadas na natureza

Na definição da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), tratam-se de “ações para proteger, manejar de forma sustentável e restaurar ecossistemas naturais e modificados, que abordam desafios sociais de forma efetiva e adaptativa, promovendo o bem-estar humano e benefícios para a biodiversidade”.

Leia + O que é direito à cidade? 

Nas cidades, é possível observar as estratégias na prática em iniciativas como a instalação de telhados verdes em edifícios e na criação de jardins de chuva. Mesmo em áreas densamente povoadas, com muitos prédios, a criação de telhados verdes ajuda a melhorar a qualidade do ar, além de reduzir o fenômeno de ilhas de calor. Já os jardins de chuva atuam no escoamento das águas pluviais, evitando alagamentos e problemas de mobilidade urbana.

A instalação de telhados verdes em casas ou prédios é um exemplo prático de solução baseada na natureza
A instalação de telhados verdes em prédios é um exemplo prático de solução baseada na natureza  presente no meio urbano. Foto: Istockphoto

Em 2022, o Programa das Nações Unidas para o Ambiente (UNEP), ligado à ONU, definiu as SbN como eficazes e adaptáveis do ponto de vista social, econômico e ambiental, além de apontá-las como fundamentais para a mitigação das mudanças climáticas e da perda da biodiversidade em curso.

Saiba Mais

Catálogo Brasileiro de Soluções baseadas na Natureza

Grupo de Interação à Pesquisa em Soluções Baseadas na Natureza (GIP-SbN)

Soluções baseadas na natureza: Oportunidades e desafios para aumentar a escala 

 

 

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.