publicado dia 3 de maio de 2023
Primeiros Caminhos: conheça o mapa de Fortaleza (CE) feito para crianças
Reportagem: Da Redação
publicado dia 3 de maio de 2023
Reportagem: Da Redação
Com o objetivo de incentivar a exploração dos espaços públicos de Fortaleza (CE) pelas crianças, a prefeitura da cidade lançou, em abril, o mapa Primeiros Caminhos: Crescer descobrindo Fortaleza.
Criado especialmente para a primeira infância, o mapa turístico apresenta indicações de roteiros com museus, bibliotecas, parques, espaços e equipamentos históricos e culturais da cidade. O material é gratuito e pode ser retirado nas Casas do Turista em Fortaleza ou acessado aqui.
Leia + Como tornar as cidades mais seguras para as crianças?
No mapa Primeiros Caminhos é possível localizar 18 pontos da cidade, todos de acesso gratuito, distribuídos em quatro rotas temáticas: Roteiro do Centro Histórico, Roteiro Beira Mar, Roteiro dos Parques e Roteiro dos Equipamentos Históricos / Culturais. O mapa também sugere percursos e traz histórias e curiosidades sobre os pontos turísticos indicados na cidade.
A proposta dialoga com a ideia de “desemparedar a infância”: ou seja, de que as brincadeiras, explorações e experiências significativas das crianças em ambientes abertos e em contato com a natureza – como praças, ruas ou parques – são fundamentais para o desenvolvimento integral delas, sobretudo na faixa de zero a seis anos de idade. No entanto, com a redução das áreas verdes e de espaços seguros nas grandes cidades, cada vez mais é comum que as crianças passem boa parte do tempo confinadas em casa, na companhia das telas.
Cunhado pela educadora Léa Tiriba, desemparedar a infância significa permitir que as crianças possam brincar livremente e construir relações saudáveis em seus territórios, acompanhadas do contato com a natureza e de boas práticas de urbanismo.
O projeto Primeiros Caminhos é organizado pela Coordenadoria Especial da Primeira Infância (Cespi), em parceria com as secretarias do Turismo (Setfor) e da Cultura (Secultfor) da Prefeitura de Forteleza. Ao lado de outras iniciativas em prol do fortalecimento da economia da cultura e do desenvolvimento sustentável e inclusivo, faz parte do movimento Fortaleza Cidade Criativa. Desde 2019, a capital do Ceará integra a Rede de Cidades Criativas da UNESCO, que conta com 295 cidades no mundo todo.
Leia também