Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 16 de janeiro de 2024

Livro gratuito explica o conceito de racismo ambiental

por

Resumo: Publicado em 2023 pelo Instituto de Referência Negra Peregum, o livro Racismo Ambiental e Emergências Climáticas no Brasil aprofunda, em diferentes artigos, a relação entre a crise climática e o racismo no país. A organização é da jornalista e ambientalista Mariana Belmont.

Você sabe o que é racismo climático? O termo ajuda a explicar porque populações negras e periféricas no Brasil são desproporcionalmente mais afetadas por enchentes, deslizamentos e outros fenômenos climáticos extremos. 

Disponível gratuitamente para download, o livro Racismo Ambiental e Emergências Climáticas no Brasil pode ser um bom ponto de partida para a discussão. 

Organizado pela jornalista e ambientalista Mariana Belmont, a obra foi escrita coletivamente por 17 pesquisadores e especialistas no tema. O livro é também fruto de uma formação homônima, realizada em 2022 pelo Instituto Peregum em parceria com a Iyaleta Pesquisa, Ciências e Humanidades e dirigida para lideranças e organizações do movimento negro.  

Leia + O que pensam os brasileiros sobre as mudanças climáticas?

Ao longo dos capítulos, o livro busca preencher a lacuna do movimento ambientalista tradicional (e branco), que via de regra ignora as desigualdades raciais históricas nas discussões sobre meio ambiente, planejamento urbano e emergência climática. 

“O debate fundamental de racismo ambiental ainda não encontra ampla adesão, ou é negado, pelos movimentos ambientalistas no Brasil, assim como falta racializar as políticas públicas ambientais. Como resultado, temos a falta de segurança ambiental aos territórios urbanos e rurais de maioria populacional negra, impactada pela expropriação, poluição hídrica, atmosférica, pelos eventos climáticos extremos, pela morada em áreas de risco, pelo despejo de resíduos, pelo não acesso aos serviços de saneamento básico, impactados pelas enchentes, deslizamentos, doenças de veiculação hídrica, entre outros”, diz trecho do livro.

Leia + Democracia e Direitos Humanos: 8 livros para refletir em 2024

Angela Gomes, atual subsecretária de proteção e defesa civil em Contagem (MG); Selma Dealdina, ativista quilombola; e Regina Lúcia dos Santos, geógrafa e coordenadora do Movimento Negro Unificado (MNU) estão entre as autoras da publicação.

Acesse o livro “Racismo Ambiental e Emergências Climáticas no Brasil”  gratuitamente aqui.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.