Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 11 de julho de 2022

Filme retrata adaptação de famílias ao brincar durante isolamento social

por

Com as medidas de quarentena e isolamento social provocadas pela pandemia, a partir de março de 2020, muitas famílias se viram isoladas em casa com suas crianças – algumas em grandes residências, outras em pequenos cômodos ou aldeias indígenas.

Apesar de classe social, raça, gênero e outros demarcadores tornarem a existência diferente para cada pessoa, o brincar é uma atividade universal, sem nenhum pré-requisito para acontecer. 

Brincar no isolamento social

A relação entre o isolamento social e a dinâmica de brincadeiras durante o período é o tema do média-metragem “Brincar livre: de dentro pra fora”, de Renata Meirelles e David Reeks. 

O documentário mostra como o brincar aconteceu para 24 famílias de São Paulo, entrevistadas por seis meses, durante a pandemia em períodos pré e pós-flexibilização das medidas restritivas.

O filme mostra também a transição do brincar de dentro de casa para a volta ao convívio social, ao espaço público e à escola. Confira a entrevista com a diretora e a matéria completa no Lunetas.  

 

Como brincar na natureza estimula o desenvolvimento das crianças

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.