publicado dia 22 de agosto de 2025
EMEI Gilberto Dimenstein homenageia jornalista e fundador da Cidade Escola Aprendiz
Reportagem: Da Redação
publicado dia 22 de agosto de 2025
Reportagem: Da Redação
🗒️Resumo: EMEI Gilberto Dimenstein reverencia memória do jornalista, educador e criador da Cidade Escola Aprendiz. Localizada no Jardim Nazareth, na Zona Leste da capital paulista, a unidade escolar tem capacidade para atender 224 crianças, de 4 e 5 anos, em tempo integral, das 8h às 16h.
Com a proposta de ser uma escola de tempo integral, a EMEI Gilberto Dimenstein foi entregue oficialmente pela Prefeitura de São Paulo à população na sexta-feira, 22 de agosto.
Leia Mais
O equipamento público municipal está localizado no bairro Jardim Nazareth, na Zona Leste da capital paulista, e deverá atender 224 crianças com idades entre 4 e 5 anos, na Educação Infantil, em período integral. A infraestrutura da escola se propõe a dialogar com um projeto moderno, acessível e sustentável.
De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, a unidade conta com infraestrutura completa que atende os critérios de acessibilidade. Com térreo e mais dois pavimentos com cozinha, despensa, salas, refeitório, sanitários, sala dos professores, além de solário, playground e brinquedoteca.
Homenagem a Gilberto Dimenstein
A unidade escolar presta homenagem à memória do jornalista e educador Gilberto Dimenstein (1956-2020), idealizador da Associação Cidade Escola Aprendiz. A organização da sociedade civil nasceu em 1997, a partir de um projeto experimental de Comunicação e Educação criado pelo jornalista. Atualmente, a instituição promove Educação Integral, Territórios Educativos e Proteção Integral de crianças, adolescentes e jovens, tendo a equidade como eixo transversal de suas ações.
A jornalista e gestora social Anna Penido, viúva de Gilberto Dimenstein e fundadora do Instituto Gilberto Dimenstein, conta que sua família recebeu com emoção a homenagem e que ela reflete o trabalho desenvolvido pelo comunicador ao longo de sua trajetória.
“Gilberto sonhava com um Brasil que tivesse estabilidade política, desenvolvimento econômico e, principalmente, justiça social. Usou toda a sua potência como comunicador e ativista para lutar pela volta do regime democrático e denunciar graves violações de direitos, especialmente de crianças e adolescentes. Escreveu vários livros voltados a conscientizar jovens para o exercício da cidadania e tinha imenso prazer em dar boas notícias sobre soluções para desafios comunitários e ambientais. Mais do que tudo, trabalhava para que as escolas fossem espaços em que todas essas questões fossem endereçadas. Por isso, é enorme a emoção de toda a nossa família de ver o seu nome associado a uma escola de educação integral localizada na Zona Leste de São Paulo, cidade que ele tanto amava!”, afirma.
Segundo Anna, a família de Dimenstein também se compromete a contribuir com o trabalho desenvolvido pela EMEI.
“Agradecemos por esse reconhecimento e nos comprometemos desde já a contribuir para que a EMEI Gilberto Dimenstein desperte a curiosidade, a criatividade e o encantamento de muitas crianças pelo conhecimento e pela possibilidade de transformarem a sua realidade e o mundo que as cerca.”
“A inauguração da EMEI Gilberto Dimenstein é uma homenagem de grande significado. Gilberto foi quem plantou a semente da Cidade Escola Aprendiz há quase três décadas, com a convicção de que a Educação Integral se concretiza no diálogo da escola com o território e na construção coletiva com educadores, famílias e comunidades”, destaca a Diretora de Programas e integrante da Direção Colegiada da Cidade Escola Aprendiz, Raiana Ribeiro.
“Essa visão segue viva em nosso trabalho, orientada pela promoção do desenvolvimento pleno de crianças, adolescentes e jovens em todas as suas dimensões e pela promoção da equidade. Ver seu nome em uma escola pública é reconhecer sua luta e renovar o compromisso com esse projeto coletivo”, afirma Raiana.
É uma organização da sociedade civil que atua há 28 anos na promoção da Educação Integral e no desenvolvimento de Territórios Educativos com foco na proteção integral de crianças, adolescentes e jovens – com especial atenção à efetivação do direito à educação e a uma infância livre do trabalho infantil e da pobreza multidimensional.
Leia também