publicado dia 17 de setembro de 2024
Eleições 2024: candidaturas indígenas avançam e crescem 14%
Reportagem: Tory Helena
publicado dia 17 de setembro de 2024
Reportagem: Tory Helena
🗒️Resumo: Candidaturas indígenas crescem 14% e chegam a 2,4 mil concorrendo aos cargos de prefeito ou vereador nas eleições de 2024. As informações são do levantamento Perfil do Poder – Eleições 2024, realizado pelo Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc) em parceria com o coletivo Common Data com base em dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
No próximo dia 06/10, 2479 indígenas participarão das eleições 2024 como candidatos a prefeito ou vereador. Trata-se de um aumento de 14% com relação ao último pleito municipal, realizado em 2020. Além disso, ao menos 170 etnias ou povos indígenas estarão representados nas urnas.
Leia + Cartilhas bilíngues visam maior inclusão dos povos indígenas nas eleições
Apesar do avanço das candidaturas indígenas, a representatividade em cargos executivos, isto é, a presença de candidatos indígenas às prefeituras, ainda é limitada. São só 46 candidatos indígenas disputando a cadeira de prefeito nos municípios brasileiros.
Leia + Manto tupinambá é recebido por indígenas em cerimônia oficial no Museu Nacional
A ampliação da participação indígena nas eleições foi captada pelo estudo Perfil do Poder – Eleições 2024, divulgado no dia 16/09. O levantamento é do Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc) em parceria com o coletivo Common Data, que analisou informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Presentes em todas as regiões brasileiras, as candidaturas indígenas têm maior expressão no estado de Roraima, onde representam 7% do total dos candidatos. A maior parte dos candidatos indígenas são homens (63%), ante 36% de mulheres.
Pela primeira vez, os candidatos autodeclarados indígenas puderam identificar, de forma voluntária, seu pertencimento a um povo ou etnia específica. Assim, a representatividade indígena nas eleições alcançou 170 etnias.
Leia + 10 livros, filmes e séries para saber mais sobre os povos indígenas
“A possibilidade de declaração étnico-racial (indígena) e de pertencimento étnico-territorial (etnia) poderá sustentar a contenção de fraudes, na medida em que indica que o candidato ou a candidata está ligado(a) a um território indígena, a uma coletividade”, contextualiza o texto analítico do estudo Perfil do Poder. Entre as etnias/povos indígenas representados em 2024, há 168 Kaingang, 150 Tikuna e 107 candidatos Makuxi.
Leia + 6 comunicadores indígenas para conhecer e ampliar o olhar
De acordo com o Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ao menos 1,7 milhão de indígenas vivem no Brasil, representando 0,83% da população total do país, composta por 266 povos indígenas. A maior parte deles vive na Amazônia Legal, região formada pelos estados da região Norte, além do Mato Grosso e parte do Maranhão.
*Com informações da Agência Brasil