Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 14 de agosto de 2023

Educação em Direitos Humanos: “Precisamos desnaturalizar a violência”, afirma Silvio de Almeida 

por

📄Resumo: O I Seminário de Educação em Direitos Humanos e Democracia aconteceu em Brasília (DF) na última semana. O evento contou com mesas regionais de discussão sobre o tema e com a presença do ministro da pasta, Silvio de Almeida, que reforçou a necessidade de desnaturalizar a violência e violações de direitos cotidianos no Brasil.

O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) realizou, em Brasília (DF), a primeira edição do Seminário de Educação em Direitos Humanos e Democracia. 

O evento, aberto ao público, foi realizado entre os dias 9 e 10/08, com transmissão ao vivo pelo canal do ministério do YouTube. Com mesas regionais sobre o tema e a presença do ministro da pasta, Silvio de Almeida, o objetivo do encontro foi retomar o diálogo entre sociedade civil, organizações sociais e governo a respeito do cenário da Educação e Cultura em Direitos Humanos no Brasil.

Leia + Como os direitos humanos são entendidos no Brasil?

Em reflexão sobre os rumos da Educação e Cultura dos Direitos Humanos no Brasil, a programação contou, no dia 10, com mesa temática com a presença de Silvio de Almeida. Também participaram a assessora especial da pasta, Letícia Cesarino (Ministério dos Direitos Humanos), e Jacqueline Teixeira (UnB). 

Silvio de Almeida: “Precisamos desnaturalizar a violência” 

Seminário de Educação em Direitos Humanos e Democracia (1)
Seminário de Educação em Direitos Humanos e Democracia aconteceu em Brasília (DF) nos dias 09 e 10/08.

Para o ministro Silvio de Almeida, é preciso desnaturalizar a violência cotidiana – principalmente no caso de pessoas negras, pobres e moradoras de periferias.

“Hoje é um dia em que o Brasil deveria estar parado, porque deveria ser inadmissível um tiro nas costas de uma criança de 13 anos”, pontuou Silvio de Almeida, em alusão ao assassinato de Thiago Flausino, em uma operação policial no Rio de Janeiro (RJ), na Cidade de Deus, em 7 de agosto. 

Na análise do ministro dos Direitos Humanos, a educação sobre o tema deve andar de mãos dadas com mudanças e ações concretas.

“Educação em Direitos Humanos é um trabalho de reorientação ideológica de uma sociedade forjada na violência. Para quem passa fome ou vive na miséria, não será suficiente só pensar diferente. Então, toda política educacional em Direitos Humanos é uma política que impulsiona e é impulsionada por mudanças materiais na vida das pessoas”, demarcou o ministro. 

Além de analisar que a definição do que são os Direitos Humanos está em disputa, para Silvio de Almeida é preciso também resgatar o conceito de ideologia. Na visão do ministro, o termo foi distorcido e abandonado nos últimos anos. 

“Para falarmos em política de formação em Direitos Humanos, vamos ter que resgatar a ideologia como uma prática material. Ou seja, aquilo que vai definir as nossas formas de agir e de pensar. Por isso, a Política Nacional em Direitos Humanos deve ser capaz de constituir subjetividades que valorizem a vida e que sejam absolutamente intolerantes com a discriminação e com a violência. Precisamos desnaturalizar a violência”, afirmou. 

É possível assistir aos dois dias do Seminário por meio dos links abaixo: 

Seminário de Educação em Direitos Humanos e Democracia | 09/08

Seminário de Educação em Direitos Humanos e Democracia | 10/08

Direitos Humanos e Cidadania

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.