Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 3 de novembro de 2022

De volta às ruas, Virada Sustentável foca em consciência socioambiental e no poder da arte em 2022

por

Após uma edição híbrida por conta da pandemia, a Virada Sustentável volta a ocupar parques, praças, ruas e equipamentos públicos para discutir meio ambiente, consumo consciente, mudanças climáticas, consciência socioambiental e economia circular. 

Pautado pelos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela ONU, o evento de sustentabilidade é gratuito e acontece em mais de 100 pontos da capital paulista no mês de novembro, entre os dias 03 e 23. 

O que são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU

O documento serve de norte para os países desenvolverem legislações, ou implementarem as existentes, em busca de redução das desigualdades, a garantia dos direitos humanos e o desenvolvimento sustentável. Fazem parte dos objetivos, por exemplo, a erradicação da pobreza e a ação contra a mudança global do clima. 

Realizada há 12 anos, a Virada Sustentável busca compartilhar informações e inspirações propositivas no campo ambiental. Em 2022, outras duas capitais também receberão  em novembro o maior festival de sustentabilidade do país: Porto Alegre (RS) e Manaus (AM).

Idealizador da Virada Sustentável, André Palhano destaca que o objetivo da programação é despertar a curiosidade e o interesse pelas mensagens propostas. “É preciso que todos nós reflitamos sobre o futuro comum do nosso país e do mundo, de forma coletiva, inspiradora e plural”.  

Virada Sustentável 2022 em São Paulo 

A programação em São Paulo começa na quinta-feira 3 com projeções artísticas de mensagens de conscientização em prédios da Avenida Paulista. 

A ação é um desdobramento da campanha #MinhaMensagem realizada no ano passado, quando foram espalhadas mensagens de conscientização e reflexões sobre a temática da sustentabilidade em pontos icônicos da cidade. Entre as organizações participantes desta edição, estão Unicef, PNUD, C40, Instituto Ethos, Akatu, WWF-Brasil, SOS Mata Atlântica, Greenpeace e Gerando Falcões.

Virada Ss=ustentável 2021
Espalhar mensagens de conscientização no transporte público do metrô em São Paulo foi uma das ações da Virada Sustentável em 2021

Na mesma região da cidade, é possível acessar a exposição Consciência, do ilustrador peruano Ivan Ciro Palomino, alocada na estação de metrô Trianon-MASP. As ilustrações, exibidas até dezembro, abordam temas alinhados com os ODS da ONU como mudanças climáticas, educação e igualdade de gênero. 

Ao menos 31 parques paulistanos também farão parte da programação. O  Parque da Água Branca e o Parque Linear Bruno Covas, por exemplo, receberão intervenções artísticas, respectivamente, da artista visual e muralista Priscila Barbosa e da instalação “Nuvem”, criada por Pedro Varella. O Parque do Ibirapuera, na marquise do Museu Afro Brasil, receberá  a oficina Cores Ancestrais  no dia 5 de novembro. Nela, será possível explorar técnicas de obtenção e uso das tintas de origem orgânica e mineral, abordando também questões históricas, culturais, geopolíticas e sociais por trás das tintas. 

A Virada Sustentável também promoverá oficinas realizadas em Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade sobre temas como saúde mental, desenvolvimento de habilidades sociais e descarte de lixo. 

Como parte das comemorações da Consciência Negra, no dia 20 haverá shows da cantora Larissa Luz e da atriz e cantora Zezé Motta no Teatro Sérgio Cardoso, na Bela Vista. 

No site oficial da Virada Sustentável é possível filtrar as atrações por local ou data no site oficial do evento e conferir toda a programação.  

 

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.