publicado dia 28 de julho de 2025
Brasil sai do Mapa da Fome da ONU
Reportagem: Da Redação
publicado dia 28 de julho de 2025
Reportagem: Da Redação
🗒️Resumo: O Brasil saiu oficialmente do Mapa da Fome da ONU, de acordo com o relatório Estado de Segurança Alimentar e Nutricional no Mundo 2025 (SOFI 2025), publicado pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) em 28 de julho. O resultado no indicador global significa que menos de 2,5% da população brasileira sofre de subalimentação grave.
A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) anunciou queda na desnutrição no país e a saída do Brasil do Mapa da Fome. A notícia é parte do relatório Estado de Segurança Alimentar e Nutricional no Mundo 2025 (SOFI 2025), publicado em 28 de julho.
O indicador global mede o acesso da população à alimentação suficiente para uma vida ativa e saudável.
Leia Mais
No caso do Brasil, menos de 2,5% da população sofre de subnutrição, de acordo com o relatório. O patamar, relativo ao triênio 2022-2032-2024, está abaixo da média mundial (8,2%) e da América Latina (5,1%).
De acordo com o relatório da FAO, o país convive com níveis desiguais de insegurança alimentar. A redução ou exclusão de refeições (insegurança alimentar grave) ainda atinge 3,4% dos brasileiros, enquanto a insegurança alimentar moderada afeta 13,5%. Globalmente, estima-se que 673 milhões de pessoas passaram fome em 2024.
O Brasil saiu pela primeira vez do Mapa da Fome em 2014. O indicador, porém, sofreu retrocessos a partir de 2016 e o país voltou a ser incluído na lista em 2018. A pandemia e a alta no preço dos alimentos também agravaram o quadro da fome no Brasil.
Para o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), a nova saída do Brasil do Mapa da Fome reflete a adoção de políticas públicas específicas de combate à fome. De acordo com a pasta, a insegurança alimentar caiu 85% no Brasil entre 2023 e 2024.
“A saída do Brasil do Mapa da Fome é resultado de decisões políticas do governo brasileiro que priorizaram a redução da pobreza, o estímulo à geração de emprego e renda, o apoio à agricultura familiar, o fortalecimento da alimentação escolar e o acesso à alimentação saudável”, diz o site do MDS.
Saiba Mais
Estado de Segurança Alimentar e Nutricional no Mundo 2025 (SOFI 2025) – Em inglês